Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Frank Miller fala sobre Cavaleiro das Trevas 3

30 outubro 2015

Dark Knight III - The Master RaceO desenhista e roteirista Frank Miller - que estará no Brasil em dezembro deste ano - participou da Comic-Con de Paris e deu uma entrevista ao jornal francês Le Monde sobre seu novo trabalho, Dark Knight III - The Master Race (cuja tradução é a "Raça Superior", uma alusão ao termo usado pelo partido nazista durante a Segunda Guerra Mundial).

Miller explicou que uma das vantagens de um herói tradicional como o Batman é que você sempre pode revisitá-lo e transformá-lo. Sobre as razões de seu retorno ao material depois de 14 anos, Miller foi simples: "Tive uma nova ideia".

Batman sempre será um personagem importante, mas nessa história, Superman tem um papel maior. O enredo mostrará a libertação da Cidade de Kandor, a capital de Krypton, o mundo no qual nasceu o Homem de Aço. Batman libertará um milhão de kryptonianos com os poderes do Superman e eles estarão soltos no planeta. Superman e os outros heróis mascarados terão que se juntar para evitar a conquista da Terra.

No terceiro episódio, Batman ainda é uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Esse é o seu segredo, mais do que sua força física. Mas para derrotar todos os "Supermen", ele precisará da ajuda de muitos outros heróis do panteão da DC Comics.

Miller disse ainda que seu Batman sempre foi um pouco anarquista, mas em The Master Race ele se tornará praticamente um revolucionário.

Sobre as críticas de álbuns como 300 de Esparta, Holy Terror - Terror Sagrado, a série Sin City e até o título de Cavaleiro das Trevas 3, que em inglês se chama Dark Knight III - The Master Race, ele disse que não estaria cumprindo seu papel como artista se não estivesse provocando as pessoas e causando reações.

Perguntado sobre seus valores morais e o de seus heróis, Miller respondeu que seguir regras de conduta e um código de honra não é difícil. A parte difícil é criar e desenvolver essas regras e códigos. Segundo ele, isso é o trabalho de toda uma vida, para ele e os personagens que escreve.

O artista também revelou que está trabalhando numa nova história de Sin City, que se passará no período da Segunda Guerra Mundial, um assunto favorito do desenhista. Sin City, Home Front mostrará o romance de um agente federal estadunidense com o líder da rede underground da resistência francesa.

Respondendo à pergunta se ele acha que estamos nas vésperas de uma revolução, Miller respondeu: "Não. Cavaleiro das Trevas 3 é uma obra de ficção. Mas será uma boa leitura."

Sean Gordon Murphy

Sean Gordon Murphy

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA