Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Fumetto: festival de quadrinhos em Lucerna, Suíça, homenageará produção brasileira

10 abril 2018

Entre os dias 14 e 22 de abril deste ano, acontecerá o 27° Fumetto Comics Festival de Lucerna, na Suíça.

Um dos destaques de 2018 é o Brazillian Day, no dia 21, dedicado à produção brasileira de quadrinhos e com presença de artistas nacionais, como Rafael Coutinho, Fábio Zimbres, Diego Gerlach, Talita Hoffmann e Nik Neves.

Além disso, uma das exposições mostrará o resultado de uma parceria de artistas brasileiros e suíços na produção de conteúdo para uma edição especial da revista Strapazin.

Outras acontecerão, incluindo uma que exibirá trabalhos de Gustace Doré, francês pioneiro dos quadrinhos. E ainda And those who once were young, dedicada a quadrinhos infantis; Shelter, sobre a condição humana, em forma de jornalismo em quadrinhos; e Street Art, na qual artistas desenharão em um muro durante o festival.

Dentre os convidados, estão o norte-americano Richard McGuire, autor de Aqui (Quadrinhos na Cia, 2017); o croata Miroslav Sekulic-Struja (Life behind the postcard), as suíças Anna Sommer (Artist in Residence) e Louise Ducatillon (Schleuder); e os franceses Jochen Gerner (Canyon), Fabio Viscogliosi (Canyon).

Na competição desta edição, os trabalhos terão como tema o uso de recursos naturais.

O Fumetto

Criado em 1992, o festival evoluiu de um pequeno evento local na região da Suíça Central para o mais importantes do país, reconhecido na Europa.

Desde sua primeira edição, o Fumetto realiza uma competição que se estabeleceu como uma importante tradição. Com o aumento de expositores, convidados e visitantes, o evento se espalhou pela cidade, com diversos lugares recebendo mostras paralelas, levando o festival para mais de 60 pontos diferentes nas ruas do centro antigo de Lucerna, o que se tornou uma marca registrada.

Além de quadrinhos com apuro artístico e produção local, também fazem parte outros movimentos de arte, como desenho, ilustração, artes plásticas, artes gráficas, performances e animação.

Com o objetivo de retratar o mercado atual, também apoia jovens talentos, abrindo espaços para exposições e oferecendo acompanhamento às suas carreiras.

Com foco na arte, e menos em aspectos comerciais, hoje o Fumetto recebe cerca de 50 mil visitantes em cada edição, sendo um dos mais importantes de Lucerna.

Mostra Paralela do Fumetto

A cidade de Lucerna, Suíça

Com aproximadamente 80 mil habitantes e atraindo mais de 2,5 milhões de turistas anualmente, tem uma agitada vida cultural. Além do Fumetto, há festivais de música, teatros, museus, o centro cultural KKL Luzern e outras atividades.

Algumas construções datam 1178 e os destaques são o Lago Lucerna e o Monte Titlis, uma das montanhas mais  famosas da região, com 3020 metros de altura.

Lucerna

Monte Titlis, em Lucerna

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA