Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Funcionários da Archie Comics processam a presidente da empresa

4 outubro 2013

Nancy Silberkleit, presidente da Archie ComicsSeis funcionários da Archie Comics entraram com um processo na justiça dos Estados Unidos contra a presidente da empresa, Nancy Silberkleit. A informação foi divulgada pelo jornal New York Post.

Victor Gorelick, um dos funcionários envolvidos no processo, disse que essa é uma das últimas possibilidades de remover Silberkleit da empresa. Gorelick foi contratado pela Archie em 1958 e chegou a atuar como presidente interino, entre 2008 e 2009, após a morte de Michael I. Silberkleit.

Por volta de agosto de 2009, Nancy Silberkleit e Jon Goldwater assumiram a presidência da empresa. Desde então, ambos estão lutando pelo controle. A Archie já havia processado Silberkleit em 2001, por assédio sexual. Essa batalha foi encerrada com um acordo confidencial entre as partes envolvidas.

Ela é viúva de Michael Silberkleit, falecido em 2008, filho de Louis Silberkleit, um dos fundadores originais da Archie.

No processo, Silberkleit é acusada de colocar em risco os produtos e as publicações da empresa devido a sua atitude agressiva e descontrolada. Ela é retratada como uma pessoa manipuladora, ditatorial e egocêntrica, que prefere se autopromover e que se sua visão para a empresa não for aceita, prefere destruir a editora a vê-la seguindo outra direção. A ação exige o pagamento de 32,5 milhões de dólares por danos morais.

Um exemplo do comportamento ultrajante da presidente menciona um incidente ocorrido na Fundação Ronald McDonalds, no qual Silberkleit acusou uma criança com câncer de ter roubado a peruca da personagem Betty Cooper, quando ela havia sido presenteada à criança pelos funcionários, pois a menina havia perdido o cabelo devido ao tratamento da doença.

O processo atual também menciona o uso de assédio sexual e moral como uma das armas de Silberkleit.

A presidente alega que Jon Goldwater quer desvirtuar a empresa com grandes planos comerciais e acusa os homens - que ocupam a maioria dos cargos de chefia - de tentar destruí-la.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA