Gaston Lagaffe comemora 60 anos

Por Sérgio Codespoti
Data: 24 fevereiro, 2017

O personagem Gaston Lagaffe, de André Franquin, está celebrando 60 anos de existência.

Ele estreou em 28 de fevereiro de 1957, em Spirou # 985. Inicialmente, a série era muito simples, apenas uma piada por episódio. Gaston era um funcionário justamente da revista Journal de Spirou. Gaston tem 19 álbuns publicados, sem contar as edições especiais.

Foi na tira dele que surgiu o personagem Fantasio, o tradicional companheiro do herói titular da revista (em Spirou # 1025).

Para celebrar os 60 anos da série, a revista Paris Match lançou a edição especial Gaston, 60 Ans de Gaffes – De A à Z. São 96 páginas coloridas, lombada quadrada, capa cartonada e dividida alfabeticamente, de A a Z, em tópicos que ilustram as razões pelo sucesso de Gaston Lagaffe, o brilhantismo de Franquin e seus companheiros: o desenhista e roteirista Jidéhem (Jean De Maesmaker) e o colorista Vittorio Leonardo.

Animais, Bruxelas, Carros, Design, Fantasio, Franquin, Gaffophone, Heroínas, Ideias Negras, Invenções, Jidéhem, Marsupilami, Monstros, Música, Onomatopéia, Trombone Ilustrado e Yvan Delporte são alguns dos tópicos da publicação. Além disso, ela traz uma entrevista com o artista Frédéric Jannin, que trabalhou em Trombone Ilustrado e é um grande especialista na obra de Franquin.

André Franquin faleceu em 5 de janeiro de 1997, aos 73 anos.

.

Gaston Lagaffe

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Pedro Bouça

    Vai ser finalmente publicado em inglês este ano. Acho que já estava na hora de sair no Brasil também, não?

    • Dyel Dimmestri

      Com toda a certeza,meu bom amigo!
      Já que a editora SESI-SP está publicando a série do Spirou-inclusive,este ano,ela vai publicar alguns álbuns de fases mais adiantadas,como os da dupla Tome & Janry-bem que eles poderiam publicar as loucas aventuras deste peculiar personagem,não é mesmo?