Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Gibiteca Bigail é a reaberta em São Vicente

22 outubro 2003

Gibiteca Municipal BigailEm comemoração ao mês das crianças, no dia 9 de outubro, a Supervisão de Educação de São Vicente reabriu a Gibiteca Bigail, um espaço lúdico e dinâmico que tem o objetivo de despertar o hábito de leitura na comunidade.

A partir da esquerda: Fábio Tatsubô (organizador da gibiteca), Tânia Simões (supervisora da Educação), Débora Natalino (diretora da Biblioteca), Sonia Bibe Luyten e Bar (Prancheta.com)
A partir da esquerda: Fábio Tatsubô (organizador da gibiteca), Tânia Simões (supervisora da Educação), Débora Natalino (diretora da Biblioteca), Sonia Bibe Luyten e Bar (Prancheta.com).

O evento contou com a presença da supervisora da educação Tânia Simões de Oliveira, do vereador Nicolino Bozzella, da professora Sonia Bibe Luyten (também colunista do UHQ), Bar ( Prancheta.com), Arnaldo Catalan (Associação dos Artistas), além de professoras do Rede Municipal de Ensino e quadrinhistas da região.

O nome da gibiteca é uma homenagem à personagem do chargista Seri, Cacilda-Bigail, que por muitos anos foi publicado diariamente no jornal A Tribuna e está presente em inúmeras campanhas publicitárias e institucionais.

A Gibiteca Bigail (na Rua Frei Gaspar, 280 - Centro - São Vicente/SP) conta com o apoio da Distribuidora Dimare e Editora Globo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

O acervo é de mais de quatro mil gibis, organizados por editoras e personagens. O local conta com TV e vídeo para programações especiais de desenhos animados e documentários educativos, espaço para exposições e área de leitura externa.

Com o auto-atendimento, o visitante escolhe os gibis que quer, deixa o RG, pega os títulos e vai para a área de leitura. Depois, é só entregar as revistas e retirar o documento. A gibiteca integra o complexo de leitura da Biblioteca Municipal de São Vicente.

Para atender a um público de todas as idades, o acervo está dividido por setores:

Infantil - Turma da Mônica, Walt Disney e outros;

Heróis - Homem Aranha, X-Men, Batman, Super Homem, Spawn e outros;

Humor - Mad, Chiclete com Banana e Casseta e Planeta;

Mangá - Dragon Ball Z, Pokémon, Samurai X e originais em japonês;

Raridades - Edições Maravilhosas, adaptações de clássicos da literatura mundial. Sete Mil Léguas Submarinas, Madame Bovary e outros;

Clássicos - Fantasma, Tex e Mandrake;

Históricos - Martim Afonso, José Bonifácio, Tupi or not Tupi e outros;

Fanzines - Espaço dedicado para a produção independente das histórias em quadrinhos nacional;

RPG e Videogames - Revistas especializadas do segmento.

Área para exposições - Mensalmente, serão realizadas exposições, lançamentos de fanzines e mostras de histórias em quadrinhos. Para participar, os artistas interessados podem enviar para a gibiteca uma cópia dos desenhos, um breve currículo e um texto com a proposta do trabalho.

Neste mês, a gibiteca estará abrigando a exposição dos fotolitos da publicação Okinawa te - Mãos de Okinawa. A mostra desvenda os segredos do processo de impressão e produção gráfica. Saiba mais sobre esta revista, clicando aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA