Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Glénat publicou Le Musée Disney

19 março 2013

Editora francesa Glénat publicou o livro Le Musée Disney, baseado na exposição Mickey, Donald, tout un art, realizada no Festival de Angoulême, em janeiro de 2013.

É uma coleção de alusões à história da arte, feita por autores da casa Disney como Maurizio Amendola, Stefano Attardi, Alessandro Barbucci, Barbara Canepa, Gianfranco Gireco, Roberto Marini, Paolo Mottura, Ilaria Rondena e Silvano Scolari.

A obra revela o Pato Donald transformado em Faraó, baseado num busto da rainha Neferti; Tio Patinhas transformado em Carlos Magno; Minnie e Mickey, numa imitação do famoso quadro de Jean Honoré Fragonard, A Galinha Cega (Le Colin-maillard); Pateta como Mona Lisa; Margarida numa pintura de Monet etc.

Este mesmo conceito - personagens de quadrinhos imitando ou fazendo alusões a obras de arte tradicionais - já foi usado em exibições de outros autores.

Em 2001, foi realizada na Pinacoteca do Estado de em São Paulo a mostra Histórias em Quadrões - Pinturas de Mauricio de Sousa. A exposição trazia paródias de obras de grandes mestres, como Leonardo da Vinci, Renoir, Van Gogh, Michelangelo, Portinari e outros, sempre com os personagens da Turma da Mônica. A exposição também foi para outros estados como Goiânia e Minas Gerais e rendeu dois livros (História em Quadrões - Volumes 1 e 2) publicados pela Editora Globo.

Outro evento similar foi a exposição Astérix Au Musée de Cluny, realizada na França, em 2009, com o René Goscinny e Albert Uderzo, que também teve um livro publicado.

Le Musée em Bulles é outro livro nos mesmos moldes. O volume é o catálogo da mostra ...Quand la BD s'inspire des objets du musée, ocorrida em 1996, no Musée du Cinquantenaire, na Bélgica, que reúne diversos exemplos de cenas das HQs inspiradas em objetos de museu.

Le Musée Disney foi publicado em janeiro, tem 160 páginas e está a venda por 29 euros.

Le Musée Disney
Le Musée Disney

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA