Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Gonçalo Junior lança biografia de José Luis Salinas, mestre da HQ argentina

27 fevereiro 2018

Há quem afirme que José Luis Salinas (1908-1985) foi o maior quadrinhista argentino de todos os tempos, embora não tenha construído uma obra de conteúdo nacionalista na maior parte de sua carreira. A explicação para isso estava no fato de ele ser um artista do mundo. E que trabalhou para o mundo, mesmo morando em Buenos Aires.

Seus quadrinhos de The Cisco Kid e Dico, o artilheiro, distribuídos para todo o planeta pela agência americana King Features Syndicate, romperam barreiras e fizeram de seu traço uma referência internacional.

Muitos que fizeram quadrinhos nas décadas de 1950 a 1970 sofreram influência de Salinas. A lista vai de Frank Frazetta a Paolo Eleuteri Serpieri, dentre outros. Nesta primeira biografia do artista, José Luis Salinas – Visionário dos Quadrinhos (formato 14 x 21 cm, 252 páginas, R$ 54,90), escrita pelo jornalista brasileiro Gonçalo Junior (autor de A Guerra dos Gibis, Companhia das Letras), com o apoio de argentinos, o leitor conhecerá toda a grandiosidade desse artista, além de ficar estarrecido ao perceber que alguém tão importante é, até hoje, um desconhecido em seu país.

Gonçalo preenche uma lacuna na memória dos quadrinhos até mesmo da Argentina, pois jamais foi lançada naquele país uma biografia de Salinas. Ele destaca como, de modo inexplicável, o artista, que morreu há quase 40 anos, é hoje um ilustre desconhecido entre “los hermanos”. Suas criações e histórias – como Hernán, o corsário, pioneiro no gênero aventura nas historietas – não são reeditadas há décadas, e as novas gerações não sabem de sua importância e de seu legado.

A obra pretende mostrar como e por que Salinas se tornou um dos mais influentes artistas dos comics em todo o mundo, por ser um desbravador, um inovador, um visionário, que chegou a ser comparado em importância a outros nomes celebrados, como Alex Raymond e Hal Foster.

O título já está á venda no site da Editora Noir.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA