Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Gringo - O Escolhido, novidade nacional da Nomad

1 setembro 2006

Gringo - O EscolhidoOs
quadrinhos de faroeste publicados no Brasil quase sempre têm a assinatura
da italiana Sergio Bonelli Editore - o principal representante
do gênero é Tex, lançado aqui pela Mythos.
Apesar disso, recentemente, o Tenente Blueberry, produção francesa de
primeira, depois de uma longa ausência voltou a sair por aqui, agora pela
Panini.
Mas a cria de Jean-Michel Charlier (roteiro) e Jean "Moebius" Giraud (arte)
não está sozinho nesse "desafio" ao monopólio dos fumetti.

Isso porque a Editora Nomad, a mesma da ainda inacabada minissérie Ronin Soul, lançou, em livrarias e gibiterias, Gringo - O Escolhido (formato 17,2 x 25,5 cm, 104 páginas em preto-e-branco, R$ 29,90), um faroeste brasileiro.

O roteiro é de Wilson Vieira, que por muitos anos trabalhou como desenhista na Itália (foi, inclusive o primeiro brasileiro na Sergio Bonelli Editore), e a belíssima arte, com grande influência do italiano Sergio Toppi, é de Aloísio de Castro

A obra foi produzida 23 anos atrás e só "virou realidade" porque Wilson Vieira nunca desistiu de publicá-la. E, mesmo trazendo características usuais dos antigos quadrinhos italianos, como o excesso de recordatórios, não está datada. Tanto que o roteirista já tem uma minissérie de Gringo pronta, caso esta empreitada tenha êxito

A trama, bastante movimentada, é sobre um soldado mestiço que, após lutar na Guerra Civil dos Estados Unidos, pretende começar vida nova. Mas não será fácil, pois Gringo parece ser um ímã de encrencas - como é praxe com protagonistas de gibis de faroeste.

Incomoda um pouco o fato de Gringo falar um "portunhol" bem esquisito, mas a história tem bastante ação e reviravoltas. Mas é a arte de Aloísio de Castro o ponto alto do álbum. Ele, aliás, ajudou Clóvis Vieira a fazer um trailer animado do álbum, algo raro em nosso mercado.

Devido ao trabalho de Wilson Vieira na Itália, o livro vem ganhando destaque em sites e revistas da "bota". Como extras, Gringo - O Escolhido apresenta um interessante texto do autor sobre a Guerra Civil Americana e pin-ups de artistas como Renato Guedes (que assina a capa também), Julia Bax, Sam Hart, Caio Majado e outros.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA