Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Guerra Civil da Marvel é tema de livro da Editora Criativo

15 fevereiro 2016

O mundo globalizado que emergiu após a Guerra Fria nunca esteve tão hostil e inseguro, sobretudo após os atentados do 11 de setembro de 2001 — na verdade, hoje, qualquer conflito pode ganhar dimensões que extrapolam as fronteiras, pondo em risco nações e continentes inteiros.

Esse clima contaminou as histórias em quadrinhos, ganhando dimensões épicas na saga Guerra Civil, na qual os principais super-heróis da Marvel entraram numa luta que teve um papel determinante em todo o universo da "Casa das Ideias", ressoando em seu universo cinematográfico e ganhando adaptações para a literatura e videogames.

O livro Os Dois Lados da Guerra Civil analisa a construção narrativa desse épico, sua história, contexto editorial e histórico, seus criadores, as narrativas paralelas e as consequências para todo o Universo Marvel.

Na abordagem histórica, os autores analisam o quanto o clima de medo e tensão provocado pelo 11 de setembro influenciou a saga ficcional que opôs Homem de Ferro ao Capitão América, mostrando por que a postura ideológica dos dois heróis diz tanto sobre conceitos que abrangem o estado, a liberdade, a segurança, a tolerância e o preconceito.

Eles estabelecem também um paralelo entre a guerra civil americana (1861-1865), que moldou a identidade dos Estados Unidos, e a Guerra Civil da Marvel. Aprofundando a análise, os autores questionam o papel dos super-heróis em relação ao estado — a lógica e a coerência dos super-heróis na legalidade ou fora dela e até que ponto o estado pode ou deve intervir nas ações desses seres que já foram chamados de “pessoas de destruição em massa”, discutindo qual seria a função do herói no contexto de uma guerra civil.

Os autores são Adriano Marangoni, Bruno Andreotti, Iberê Moreno e Mauricio Zanolini. Os Dois Lados da Guerra Civil (formato 16 x 23 cm, 208 páginas, R$ 34,90) é um lançamento da Editora Criativo e pode ser encontrado à venda na Comix Book Shop e na Saraiva.

guerra_civil

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA