Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Guia dos Quadrinhos comemora os 100 anos de Jack Kirby

8 agosto 2017

Nascido em 28 de agosto de 1917, Jack Kirby foi um dos profissionais mais completos dos quadrinhos: roteirista, desenhista, arte-finalista e editor, era uma verdadeira máquina de produzir, com passagens por MarvelDC e outras editoras.

O site Guia dos Quadrinhos uniu-se a alguns parceiros para um mês de comemorações pelo centenário de Jack Kirby, falecido em 1994. Serão diversos eventos nos mundos virtual e real para relembrar a carreira e as criações de uma dos maiores gênios da Nona Arte.

Durante todo o mês de agosto, o Guia postará nas redes sociais capas de revistas em quadrinhos com artes do "Rei", como ficou conhecido. Desde as clássicas até as mais recentes. Será disponibilizada uma por dia, que poderá ser visualizada no site e nas contas do Guia dos Quadrinhos no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Informações e curiosidades sobre Kirby serão disponibilizadas em artigos semanais no site do evento Festival Guia dos Quadrinhos. Suas grandes contribuições para o mercado, criações inesquecíveis, desavenças com a Marvel – que negou ao autor, por décadas, o reconhecimento de sua autoria nos grandes heróis da editora.

Quem foi mais importante para a criação do Universo Marvel: Jack Kirby ou Stan Lee? Quais inovações Kirby trouxe ao mercado de quadrinhos? Por que suas contribuições para a Marvel foram menosprezadas pela editora? Estes e outros assuntos serão discutidos por especialistas, artistas e pesquisadores em um debate marcado para 19 de agosto, a partir das 15 horas, no Instituto HQ (Avenida Pompeia, 2040), em São Paulo. A mediação será do jornalista Maurício Muniz.

Entre os dias 19 de 28 de agosto, o Instituto HQ sediará uma exposição sobre a vida e os trabalhos de Jack Kirby, apresentando ainda algumas das ilustrações criadas para o livro O Mundo de Jack Kirby. A curadoria da exposição é de Edson Diogo, criador do site Guia dos Quadrinhos, e do artista gráfico Will.

Como parte das comemorações, o Instituto HQ oferece ainda uma promoção para matrículas realizadas durante o período da exposição: os alunos que apresentarem uma revista em quadrinhos com arte de Jack Kirby e com data de publicação anterior à década de 1980 ganharão 20% de desconto nos cursos oferecidos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA