Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Guia dos Quadrinhos completa seis anos e divulga novo Mercado das Pulgas

11 março 2013

Criado em 5 de março de 2007, pelo designer e fã de gibis Edson Diogo, o site Guia dos Quadrinhos tornou-se uma importante fonte de pesquisa para estudiosos, professores, jornalistas e fãs dessa mídia.

O espaço conta com cerca de 30 mil usuários, que todos os dias ajudam a coletar dados e imagens. Os visitantes do site têm à disposição informações sobre mais de oito mil títulos, 85 mil edições e 125 mil histórias, além de perfis de nove mil artistas e profissionais da área e fichas sobre mais de 25 mil personagens.

O site traz mais de 100 anos da história da publicação dos quadrinhos no Brasil. Há desde páginas para revistas antigas, como O Tico-Tico (1905), Almanaque d'O Tico-Tico (1907) e O Juquinha (1912), até os mais recentes lançamentos em bancas, livrarias e lojas especializadas.

Graças ao sistema de buscas, o visitante pode descobrir, por exemplo, em qual revista nacional foi publicada uma história lançada originalmente nos Estados Unidos, na Europa ou na Ásia. Também é possível saber em quantas e quais revistas brasileiras o Homem-Aranha - ou qualquer outro personagem - já apareceu e, mais importante.

As capas apresentadas no Guia dos Quadrinhos são restauradas e tratadas, um processo muitas vezes demorado, mas que é realizado com atenção por Edson Diogo. Desde 2012, o site passou a colocar uma "marca d'água" de identificação nas imagens. O motivo é que outros sites e blogs estavam se apropriando das imagens sem dar o devido crédito.

No Guia, todas as capas apresentadas trazem os nomes dos colaboradores que as enviaram. E essas pessoas conseguem visualizá-las sem a marca.

Desde 2009, Edson Diogo também organiza o evento Mercado de pulgas HQ, que reúne centenas de colecionadores e vendedores de quadrinhos para um dia de troca e compra de gibis raros, mangás, livros, DVDs, brinquedos e outros objetos.

Este ano, o evento ocorrerá em 17 de agosto, novamente na Associação Beneficente Osaka Naniwa Kai (Rua Domingos de Moraes, 1581), em São Paulo/SP, com o patrocínio da loja Planeta Gibi. A exemplo do que aconteceu na última edição, haverá palestras e bate-papos com profissionais da área, sorteios de quadrinhos e estandes de colecionadores, lojas e editoras, além de outras surpresas e atrações.

O Tico-Tico
O Tico-Tico
O Tico-Tico

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA