Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

HBO estreia documentário sobre quadrinhos

18 julho 2016

Em 2014, o Universo HQ noticiou que o canal por assinatura HBO estava produzindo um documentário sobre quadrinhos. Batizado HQ – Edição Especial, o documentário finalmente estreou no último dia 14 de julho.

Ao todo serão dez episódios de uma hora de duração, apresentando a história dos quadrinhos no Brasil por meio de diferentes perfis e estilos de seus principais artistas, passando por Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Laerte, Mutarelli e os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Explora ainda os movimentos coletivos e a história da nona arte no País. Desde Angelo Agostini, passando pela invasão brasileira na indústria de super-heróis americanos até a nova geração de quadrinhistas independentes.

Dentre os convidados dos episódios estão Gonçalo Junior, Franco de Rosa, Álvaro De Moya, Mauricio de Sousa, Mônica Sousa, Sidney Gusman, Ziraldo, Angeli, Carolina Guaycuru, Laerte Coutinho, Luiz Gê, Lourenço Mutarelli, Fábio Zimbres, Renato Guedes, Mike Deodato, Rafael Albuquerque, Rod Reis, André Dahmer, Arnaldo Branco, Allan Sieber, Jaguar, Fábio Moon, Gabriel Bá, Duda Carvalho, André Diniz, Gustavo Duarte, Pedro Cobiaco e Vitor Cafaggi.

HQ – Edição Especial é uma produção de Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho, da HBO Latin America Originals; e Rodrigo Teixeira e Raphael Mesquita, da RT Features, com recursos da Condecine – Artigo 39.

Os episódios irão ao ar todas às quintas-feiras, às 23h. Veja detalhes de cada um deles após o trailer abaixo e clique nos links para saber mais sobre os horários já programados das reprises:

Ep. 01: Primeira Era – o cenário dos quadrinhos brasileiros no século 20 com a disputa pelo mercado entre os empresários Adolfo Aizen e Roberto Marinho, os principais responsáveis pela difusão das histórias em quadrinhos no Brasil e que conquistaram diversas gerações.

Ep. 02: O Império – toda a trajetória do Mauricio de Sousa, desde a infância até o sucesso dos quadrinhos, que inclusive já ocuparam outros segmentos, como televisão, cinema, teatro, parques temáticos, brinquedos e produtos diversos.

Ep. 03: Ziramundo – a história de Ziraldo, que utilizou o desenho para se posicionar contra a ditadura militar sem que a censura o vetasse.

Ep. 04: O Velho Cartunista – a vida e a obra de Angeli, um dos chargistas mais famosos do Brasil. Dentre suas obras, destacam-se Chiclete com banana e Los 3 Amigos.

Ep. 05: Laertevisão – a trajetória de Laerte desde a época em que editava a revista do grêmio na USP, o sucesso de Los 3 Amigos até sua fase atual, que oscila entre o nonsense e a crítica social.

Ep. 06: Mutante – aborda o estilo underground de Lourenço Mutarelli e sua temática bizarra que fizeram dele um exemplar na sétima arte nacional.

Ep. 07: Made in Brazil – as histórias de quadrinhistas brasileiros, como Renato Guedes e Mike Deodato, que estão à frente de alguns dos principais personagens de grandes franquias de super-heróis.

Ep. 08: Maus e Humorados – a visão pessimista e o humor satírico e politicamente incorreto dos quadrinhos de André Dahmer, Arnaldo Branco e Allan Sieber.

Ep. 09: Dois irmãos – a paixão e a dedicação dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá pelos quadrinhos. Eles, inclusive, já possuem três Eisner Awards, prêmio que homenageia os melhores quadrinhistas do mundo.

Ep. 10: Os Anos 10 – o cenário atual a partir dos episódios anteriores. Com isso, tenta entender o que há de novo no universo das histórias em quadrinhos e o que está por vir.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA