Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

História do personagem Mendelévio no site da Nona Arte

11 junho 2003

MendelévioO personagem Mendelévio, criado pelo artista João Marcos, acaba de ganhar uma história para download gratuito no site da editora Nona Arte. As aventuras tratam basicamente da relação entre dois irmãos de personalidades completamente diferentes e seu cotidiano familiar.

"As histórias do Mendelévio vieram da minha grande vontade em escrever tiras diárias", explica o autor ao Universo HQ. "Tinha alguns personagens que funcionavam em histórias maiores e esporádicas, mas precisava de um que tivesse elementos para histórias diárias e curtas".

Foi aí que ele buscou inspiração em sua própria infância. "Veio a vontade de escrever sobre o meu relacionamento na infância com a minha irmã mais velha, que era recheada das famosas brigas de irmãos. Hoje somos bons amigos e ela é a inspiração maior da personalidade da Telúria, com seu jeito extravagante e engraçado. Digamos que ela é a própria Telúria", revela. "Me inspiro também na minha irmã mais nova, que também oferece boas histórias para serem transformadas em quadrinhos".

Os nomes dos personagens vieram depois de uma tarde estudando química, inspirados em dois elementos da tabela periódica.

Mendelévio foi criado por volta de 1993, e estreou no jornal Diário do Aço, de Ipatinga/MG, em 1995, com tiras diárias, onde foi publicado por três anos. Elas também saíram no jornal Bom Dia de João Monlevade/MG.

Desde 1995 as tiras estão no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, que circula em grande parte do estado. Elas saem todos os domingos no caderno Programinha, para crianças. Já são sete anos de publicação de histórias em quadrinhos intercaladas com passatempos, somando-se mais de 350 páginas.

Atualmente, além do trabalho com quadrinhos e charges, João Marcos é professor de algumas disciplinas, entre elas, Linguagem dos Quadrinhos, no curso Design Gráfico da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares, Minas Gerais.

Os leitores que quiserem ler mais tiras de Mendelévio podem acessar o site Quadrinho.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA