Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Histórias em quadrinhos de Ciça, A Menina-Saci estão online

5 junho 2018

A HQ online Ciça, A Menina-Saci é criação dos autores brasilienses Bruno Prosaiko e Lucas Marques (responsáveis pela revista - e selo independente - Aerolito). O título está disponível para leitura gratuita e com a opção de áudiodescrição.

A intenção dos autores é revisitar o folclore brasileiro e falar sobre temas complexos – como construção de identidade, polarização política, amadurecimento e outros, com uma abordagem leve.

Realizada com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a série é direcionada ao público infantojuvenil e tem como personagem-título uma menina-saci de nove anos muito esperta e brincalhona. Em um mundo fantástico, onde convivem seres surreais, Ciça e seu melhor amigo, Levi, frequentam uma escola eternamente em reforma na qual são constantemente estimulados a vivenciar situações que os preparem para o mundo adulto.

“Observamos como outros autores abordaram o Saci e demais personagens folclóricos em suas histórias”, conta Lucas. “E tivemos o cuidado de não reproduzir estereótipos racistas, muitas vezes associados ao Saci”, continua o ilustrador. “Para isso, reforçamos nossa autocrítica e buscamos a orientação de uma leitora de sensibilidade especialista no assunto”, reforça Bruno.

Futuramente, os autores pretendem compilar os quadrinhos de Ciça em uma publicação impressa.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA