Histórias em quadrinhos de Ciça, A Menina-Saci estão online

Por Marcelo Naranjo
Data: 5 junho, 2018

A HQ online Ciça, A Menina-Saci é criação dos autores brasilienses Bruno Prosaiko e Lucas Marques (responsáveis pela revista – e selo independente – Aerolito). O título está disponível para leitura gratuita e com a opção de áudiodescrição.

A intenção dos autores é revisitar o folclore brasileiro e falar sobre temas complexos – como construção de identidade, polarização política, amadurecimento e outros, com uma abordagem leve.

Realizada com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a série é direcionada ao público infantojuvenil e tem como personagem-título uma menina-saci de nove anos muito esperta e brincalhona. Em um mundo fantástico, onde convivem seres surreais, Ciça e seu melhor amigo, Levi, frequentam uma escola eternamente em reforma na qual são constantemente estimulados a vivenciar situações que os preparem para o mundo adulto.

“Observamos como outros autores abordaram o Saci e demais personagens folclóricos em suas histórias”, conta Lucas. “E tivemos o cuidado de não reproduzir estereótipos racistas, muitas vezes associados ao Saci”, continua o ilustrador. “Para isso, reforçamos nossa autocrítica e buscamos a orientação de uma leitora de sensibilidade especialista no assunto”, reforça Bruno.

Futuramente, os autores pretendem compilar os quadrinhos de Ciça em uma publicação impressa.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Dyel Dimmestri

    Ei…isto é bem interessante! podia virar também desenho animado!!