Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Homem-Aranha, Peter David, Superman e outros destaques de quadrinhos norte-americanos no último mês

15 janeiro 2013

De 14 de dezembro de 2012 até 13 de janeiro de 2013, o Universo HQ teve um recesso de final de ano para recarregar as baterias. Mas o mundo não acabou, os quadrinhos não pararam de ser publicados e as notícias continuaram a surgir.

Por esse motivo, o UHQ traz agora um resumo com algumas dos principais acontecimentos dos últimos 30 dias, envolvendo os quadrinhos norte-americanos, e o que as editoras revelaram sobre seus planos e personagens para este ano que se inicia. Acomode-se na cadeira e deleite-se com o que foi notícia nas últimas semanas.

  • O escritor Peter David - conhecido por trabalhos de sucesso em Hulk, Homem-Aranha 2099, Aquaman, Supergirl, Justiça Jovem e vários outros títulos - sofreu um acidente vascular cereberal no final de 2012, enquanto passava as férias com a família na Flórida, Estados Unidos. O próprio autor postou uma mensagem em seu site com a notícia, dizendo estar com problemas no lado direito do corpo e passando por exames para saber a real extensão dos danos. Nos dias seguintes, ele teve melhoras nas suas condições físicas e conseguiu recuperar vários movimentos, mas seu estado ainda inspira cuidados. A família está atualizando regularmente as informações sobre o estado de saúde do escritor, no site PeterDavid.net.

Peter David

  • A Warner Bros. e a DC Comics venceram a batalha judicial pelos direitos do Superman. Depois de ganhar a ação movida pelos herdeiros do cocriador e desenhista Joe Shuster, em outubro do ano passado, agora foi a vez de a corte de apelações ter dado vitória à empresa no caso movido pelos herdeiros do cocriador e escritor Jerry Siegel. No entendimento da corte, o estúdio tem total posse do copyright do personagem, devido a um acordo feito com os familiares em 2001. Com isso, a Warner está livre para continuar a desenvolver a propriedade para diversas mídias, sem ter que se preocupar com intervenções dos herdeiros dos criadores, que em contrapartida receberão as compensações financeiras negociadas na época e que estavam suspensas até a justiça dos Estados Unidos dar um veredito sobre o caso.
  • Como consequência da saga Vingadores vs. X-Men, o casamento da Tempestade com o Panterna Negra chegou ao fim. E parece que a heroína seguiu em frente com sua vida. A capa da revista Wolverine and X-Men # 24, escrita por Jason Aaron e ilustrada por David Lopez, insinua que Ororo - a mais nova professora da escola comandada por Wolverine - começará um relacionamento com Logan. Não é a primeira vez que acontece um flerte entre os dois personagens. E esse não é o único novo romance no Universo Marvel: Elektra e Justiceiro também se envolverão nas páginas de Thunderbolts # 7.

Wolverine and X-Men # 24Thunderbolts # 7

  • No último mês de outubro, a Marvel ajudou a promover a campanha Susan G. Komen for the Cure contra o câncer de mama. Agora, a editora fará com que uma de suas personagens tenha a doença, em breve. Especulações falam que Capitã Marvel, Mulher-Hulk Vermelha, Mulher Invisível e Vampira estão na lista de possíveis candidatas. Se a escolhida for a Capitã Marvel, será a segunda vez que a franquia lida com o problema, já que o Capitão Marvel original morreu vítima de câncer na clássica graphic novel A Morte do Capitão Marvel, de 1982.
  • A identidade secreta do novo Homem-Aranha foi confirmada. Nas páginas de The Amazing Spider-Man # 700, publicada em dezembro de 2012, foi revelado que a pessoa que vestirá o uniforme do herói aracnídeo nas páginas da nova revista Superior Spider-Man será mesmo o vilão Doutor Octopus, cuja mente se apossou do corpo de Peter Parker e se fundiu com as memórias do herói. Agora, ele tentará se redimir de seu passado criminoso. A dúvida agora é: quanto tempo essa mudança vai durar?

The Amazing Spider-Man # 700

  • A DC Entertainment promoveu e ampliou as obrigações de dois de seus mais importantes executivos dentro da nova estrutura criada para aumentar e fortalecer os três selos da editora: DC Comics, Vertigo e MAD. Bob Harras agora é vice-presidente sênior e editor-chefe, responsável por supervisionar a área editorial das publicações do Universo DC. Já Hank Kanalz é o novo Vice-presidente sênior da Vertigo e publicações integradas e manterá os planos do selo depois da saída de Karen Berger.
  • O misterioso título que Jim Starlin disse que assumiria na DC é Stormwatch. Sua estreia acontecerá no número 19, à venda nas comic shops dos Estados Unidos em abril, e substituirá Peter Milligan.
  • Em uma reviravolta no caso da saída de Gail Simone como escritora de Batgirl, a própria revelou que este não é mais o caso. A editora voltou atrás e ela continuará responsável pelas histórias de Barbara Gordon.
  • A Marvel lançará uma nova revista mutante em abril, com uma equipe formada apenas por mulheres. X-Men # 1 terá roteiros de Brian Wood e arte de Olivier Coipel, apresentando um grupo composto por Tempestade, Vampira, Jubileu, Kitty Pryde, Psylocke e Rachel Summers.

X-Men # 1

  • Detective Comics # 19, à venda em abril, comemorará a edição número 900 da série, lançada em 1937. Esta seria a numeração do título caso a editora não tivesse decidido zerar a revista como parte do reboot de 2011. A edição terá 80 páginas e custará US$ 8.99. De acordo com a sinopse, na história Batman será desafiado pelo "mistério dos 900".
  • Robert Venditti não será mais o escritor da revista Constantine. Em seu lugar, entra a dupla Jeff Lemire e Ray Fawkes. Os desenhos continuarão sob responsabilidade do brasileiro Renato Guedes.
  • Outras novidades sobre equipes criativas em revistas da DC. Com a saída de Scott Snyder e Yanick Paquette, a revista do Monstro do Pântano passará a ser escrita por Charles Soule e ilustrada por Kano. Já Red Hood and the Outlaws terá uma nova dupla de autores, formada por James Tynion (roteiros) e Mico Suanyan (desenhos). A última edição de Scott Lobdell, que cuidava do título desde o seu lançamento, será a de número 18.
  • Depois de publicar uma minissérie em 2013, a DC Comics lançará uma revista mensal do He-Man, no próximo mês de abril. O título, batizado de He-Man and the Masters of the Universe, terá roteiros de Keith Giffen e arte de Pop Mhan. O brasileiro Ed Benes ilustra a capa da primeira edição.
  • A DC anunciou mais dois cancelamentos para este ano. Em abril, serão vendidas as últimas edições das séries DC Universe Presents e I, Vampire (Eu, Vampiro). Ambas chegarão ao final no número 19.

DC Universe Presents # 19I, Vampire # 19

  • A nova série em quadrinhos de Star Wars lançada pela Dark Horse, com roteiros de Brian Wood e arte de Carlos D'Anda, esgotou na distribuidora Diamond. A editora deve imprimir uma segunda tiragem, em breve. A revista conta histórias que acontecem durante os eventos mostrados na trilogia cinematográfica original, com os personagens clássicos da franquia.
  • A Comics Buyer's Guide, uma das revistas informativas mais tradicionais dos Estados Unidos, encerrará sua publicação em março, com o lançamento do número 1699. O título surgiu em 1971, criada a partir de fãs de quadrinhos, e chegou a ter periodicidade semanal, trazendo notícias, entrevistas e informações sobre o mercado. O motivo do cancelamento foi a impossibilidade de manter a publicação financeiramente e operacionalmente.
  • Com a proximidade do lançamento do filme O Homem de Aço, em junho deste ano, a DC Entertainment começa a divulgar memorabilias e colecionáveis baseados no longa-metragem. Em maio, chegará às lojas a estatueta com escala 1:6 (33,66 cm) do Superman com as feições do ator Henry Cavill e o novo uniforme, ao preço de US$ 129.95. Também estarão disponíveis estatuetas de Jor-El (Russel Crowe), Zod (Michael Shannon) e Faora (Antje Traue). E por falar em O Homem de Aço, uma nova imagem foi divulgada.

Estatueta de O Homem de Aço

O Homem de Aço

  • O canal AMC anunciou oficialmente que o seriado The Walking Dead terá uma quarta temporada. O programa vem passando por alguma turbulência nos bastidores, com desentendimentos criativos sobre as histórias futuras da série, mas os altos índices de audiência asseguram o bom retorno para a emissora.
  • Parece que, desta vez, uma adaptação cinematográfica de Y - O Último Homem pode realmente acontecer. Em setembro de 2012, já o UHQ já havia noticiado que a série era novamente prioridade na New Line, e agora o estúdio anunciou a contratação do diretor Dan Trachtenberg para comandar a produção. Ele é mais conhecido por produzir comerciais e ficou mais famoso depois de criar um fanfilm baseado no videogame Portal (veja abaixo). O roteiro será de Matthew Federman e Stephen Scaia.

  • O diretor Guillermo Del Toro (Hellboy, Pacific Rim) está desenvolvendo um filme baseado em personagens sombrios da DC Comics, focando nos monstros e seres sobrenaturais da editora. Com o título provisório de Dark Universe, o roteiro está sendo escrito neste momento e poderá apresentar personagens como Monstro do Pântano, Etrigan, John Constantine, Espectro, Desafiador e Zatana, dentre outros. Del Toro também revelou que a Warner Bros. está planejando fazer um universo cinematográfico da DC mais coeso. Vale lembrar que ele também estava desenvolvendo um seriado televisivo do Hulk - da concorrente Marvel - e quase dirigiu os filmes da franquia O Hobbit para a mesma Warner.
  • Para encerrar esse pequeno resumo, veja novas fotos dos filmes Homem de Ferro 3, que estreará nos cinemas no próximo dia 3 de maio, e The Wolverine, com lançamento marcado para 26 de julho.

Homem de Ferro 3

The Wolverine

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA