Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

HQ Bendita Cura, de Mário César, está na plataforma Catarse

6 março 2018

Desde pequeno, Acácio do Nascimento era um garoto diferente dos demais. Preferia brincar de boneca a jogar futebol, o bambolê lhe interessava mais que carrinhos e pistolas de caubói. Assustados com a possibilidade de seu filho ser homossexual, Mara e Galdino o submetem desde os cinco anos de idade a diversos tratamentos, para ele se tornar um menino normal como os outros.

Neste primeiro volume, Bendita Cura (formato 16 x 23 cm, 120 páginas) mostra a infância e a adolescência de Acácio, a dificuldade de seus pais em lidar com uma questão que desprezam sem ao menos conhecer direito, as provocações de outras crianças na escola, o despertar de sua sexualidade e as cobranças para se encaixar nos padrões ditados pela maioria.

Desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou contra a homossexualidade ser considerada uma doença e passou a tratá-la como uma variação natural da sexualidade humana. A partir deste entendimento, uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) proibiu os profissionais de aplicarem terapias para tentar alterar orientação sexual no Brasil.

Mesmo assim, a chamada “cura gay” volta e meia vem à tona por conta da ganância dos que almejam lucrar com a ignorância e o preconceito sobre a questão. A HQ retrata o que é ter a vida marcada pelo preconceito e os efeitos de terapias de reversão que tentam curar algo que não é uma doença.

Com a intenção que sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas, o autor disponibilizou a HQ em versão online gratuita. E, para viabilizar a publicação do título, Bendita Cura está na plataforma colaborativa Catarse – clique aqui e confirma como participar.

O autor, Mário César, é cartunista, autor e editor de histórias em quadrinhos, além de atuar como ilustrador e designer gráfico freelancer. Venceu duas vezes o Troféu HQ Mix e é o criador da série EntreQuadros e participou de HQs como Front, Pequenos Heróis, Futuros Heróis e Púrpura, dentre outras.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA