A HQ Welcome to the New World ganhou o prêmio Pulitzer

Por Sérgio Codespoti
Data: 23 abril, 2018

Jake Halpern e Michael Sloan, respectivamente escritor e desenhista, trabalhando como freelancers para o jornal The New York Times, receberam o Prêmio Pulitzer de 2018, na categoria Cartum Editorial.

Entre 25 de janeiro de 2017 e 28 de janeiro de 2017, a dupla publicou no TNY uma HQ em 20 episódios, chamada Welcome to the New World – o título de seu primeiro capítulo -, que narra a vida diária de uma família de refugiados da Síria, morando nos Estados Unidos, e seu medo constante de serem deportados.

Outros dois artistas indicados nessa categoria foram Mark Fiore e Mike Thompson.

Garry Trudeau já havia recebido um Pulitzer, em 1975, na mesma categoria, por seu trabalho na tira diária Doonesbury, distribuída pelo Universal Press Syndicate.

Em 1992, Art Spiegelman ganhou um Pulitzer na categoria Menção Especial (Special Citations) – dedicada a obras que não se enquadram em outros parâmetros do prêmio e que nem todo ano tem um vencedor -, por seu trabalho na graphic novel Maus. Ele é o único quadrinhista a ter ganhado um Pulitzer com uma narrativa gráfica longa.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • silas.

    Cada vez mais, eu estou ampliando minha lista de leituras e minha coleção com materiais assim, mais focados em situações reais. Recentemente, eu adquiri a primeira parte de A Marcha, que chegou ao Brasil pela Nemo.