Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

HQs antigas dos X-Men produzidas no Brasil ganham edição especial

16 dezembro 2014

Fabricada artesanalmente, com a intenção de recuperar parte da memória do quadrinho nacional, está à venda a  revista em quadrinhos Arquivos de Gedeone Malagola – Os X-Men em Ação! (formato americano, 92 páginas, preto e branco, R$ 56,00 com frete incluso).

Recuperar a memória da HQ nacional? Com os X-Men? Isso mesmo! É que, em 1968, o mestre do quadrinho nacional Gedeone Malagola criou dez aventuras dos X-Men, com desenhos de Walter Silva Gomes, publicadas, na época, pela Editora GEP.

De acordo com o pesquisador e editor Roberto Guedes, as HQs norte-americanas originais possuíam cerca de 20 páginas e a GEP não contava com muitos anunciantes para preencher as páginas restantes em seus gibis. Assim, optaram por encomendar a artistas brasileiros a produção de novas histórias dos X-Men, que variavam de oito a dez páginas – e é pouco provável que a Marvel soubesse disso. Anos depois, Gedeone afirmou que a "Casa das Ideias" teria autorizado essas HQs.

A edição apresenta todas as HQs nacionais dos X-Men produzidas pela dupla para a GEP, além de textos e matérias de Roberto Guedes.

Gedeone Malagola é criador do super-herói brasileiro Raio Negro e autor de várias HQs de faroeste, guerra, terror, romance e super-heróis.

O título é um lançamento da Edições Waz e da GRRR!.. e editado por Worney Almeida de Souza e Marcio Baraldi. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail produtoraculturalwaz@yahoo.com.br.

XMen_Gedeone

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA