Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

HQs Disney em nova polêmica na Alemanha

16 abril 2012

Micky Maus Comics

Uma nova polêmica envolvendo os quadrinhos Disney na Alemanha foi noticiada pelo Spiegel Online e repercutida em outros países pelo site Comic Book Resources.

Desta vez, a republicação de uma HQ escrita por Carl Barks - com desenhos de Kay Wright - forçou a editora Egmont a recolher todas as edições de Micky Maus Comics # 6.

Originalmente, a história Where's the Smoke? (publicada no Brasil com o título Onde há fumaça...), estrelada pelos Escoteiros Mirins e produzida em 1972, traz em um dos quadros o prefeito de Patópolis condecorando guardas florestais que debelaram um princípio de incêndio na floresta. Ele se refere ao fogaréu usando o nome Holocausto - do qual Barks, provavelmente, lançou mão para expressar de forma exagerada a potência do fogo.

Na tradução alemã, a palavra foi mantida. E isso bastou para gerar celeuma na imprensa do país - que insinuou supostas inclinações políticas do Pato Donald - e provocar o recolhimento do gibi.

A palavra foi riscada, manualmente, em cada exemplar da edição.

Para entender o efeito negativo que causa na Alemanha a simples menção do Holocausto (assim chamado o extermínio de milhões de pessoas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial), é preciso saber o quanto esse episódio envergonha o povo alemão.

Há dois anos, outra HQ Disney, em que Hitler aparece no mesmo quadro que o Pato Donald, foi alvo de reclamações de leitores e da imprensa do país.

Micky Maus ComicsMicky Maus Comics

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA