Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Humble Comics Bundle: pague quanto quiser por quadrinhos “proibidos”

1 outubro 2015

No último dia 30 de setembro, os fãs de quadrinhos que consomem a mídia digital tiveram uma boa notícia.

Saiu uma atualização do Books Bundle, que nesta edição veio com o nome Humble Comics Bundle: Forbidden Comics, do Humble Bundle. Nela foram acrescentadas dois títulos: Crime Does Not Pay, de Philip Simon e Matt Fraction, e From Hell, de Alan Moore e Eddie Campbell (relançado no Brasil como Do Inferno, pela Veneta, em 2014).

Para quem não conhece o Humble Bundle (ou pacote humilde, numa livre tradução), trata-se de um projeto que, inicialmente, era voltado para jogos independentes. Nele, disponibilizava-se um pacote de games, por tempo limitado, e o consumidor pagaria o quanto quisesse por ele.

No entanto, se o comprador pagasse um valor acima da média (que é um cálculo feito levando em consideração uma quantia pré-determinada e o quanto os consumidores pagam), mais jogos poderiam ser arrematados.

O projeto deu tão certo, que deixou de ser apenas para jogos independentes, chegando também aos quadrinhos.

O valor pago será distribuído em três partes: o próprio Humble Bundle, os criadores do produto e alguma entidade de suporte. Neste caso, a escolhida foi a Comic Book Legal Defense Fund (ou CBLDF), uma organização sem fins lucrativos que visa a proteção da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, ou seja, da liberdade de expressão para obras em quadrinhos, seus distribuidores, criadores, editores, livreiros e leitores.

Humble Comics Bundle: Forbidden Comics

Essa fundação tem como propósito impedir que os quadrinhos sejam censurados novamente nos Estados Unidos, fato que ocorreu entre 1933 e 1964. Para quem quiser se aprofundar no assunto, ouça o podcast Confins do Universo 002 - A censura nos quadrinhos!

Essa edição do Humble Bundle traz quadrinhos, todos em inglês, que foram banidos ou que sofreram qualquer tentativa de censura de alguma forma. Os que estão no pacote “pague quanto quiser” são: Maggie the Mechanic (Love & Rockets), de Jaime Hernandez (por aqui saiu como Lôcas – Maggie, a Mecânica, pela Gal); The Frank Book, de Jim Woodring; League of Extraordinary Gentlemen – Volume 3, de Alan Moore e Kevin O’Neill (no Brasil, Liga Extraordinária – Século: 2009, da Devir); CBLDF Presents: Liberty, com a participação de Robert Kirkman, Jim Lee, Ed Brubaker, Frank Miller, Mike Mignola e outros; Madame Paul Affair, de Julie Doucet; e Bone – Volume 1, de Jeff Smith (que saiu recentemente como Bone – Volume 1 – Fora de Boneville, pela HQM).

Quem pagar acima da média leva também: The Little Man, de Chester Brown; The Boys – Herogasm, de Garth Ennis, John McCrea, Darick Robertson; Heartbreak Soup (Love & Rockets), de Gilbert Hernandez; Barefoot Gen Volume 1 – A Cartoon Story of Hiroshima, de Keiji Nakazawa (Gen – Pés Descalços – Volume 1, da Conrad); Sidescrollers, de Mathew Loux; Essex County, de Jeff Lemire; Elfquest: The Final Quest – Volume 1, de Wendy Pini e Richard Pini; From Hell, de Alan Moore e Eddie Campbell; e Crime Does Not Pay, de Philip Simon e Matt Fraction.

E os leitores que pagarem acima de quinze dólares também levarão: Not Funny Haha, de Leah Hayes; Wytches Volume 1, de Scott Snyder e Jock; e o audiolivro Information Doesn’t Want To Be Free, de Cory Doctorow, Neil Gaiman e Amanda Palmer, lido por Wil Wheaton.

Este pacote possui a o nome de Forbidden Comics, ou seja, quadrinhos proibidos, pois alguns deles chegaram a ser banidos em alguma instituição norte-americana ou em outro país, ou foram questionados (ou denunciados). No site do Humble Bundle existe um link direto, em quase todos os quadrinhos, remetendo para o site do CBLDF, explicando o porquê de ele ter sofrido alguma ação.

Os formatos disponibilizados são CBZ, PDF e ePUB e alguns títulos também estão em mobi. Assim, eles podem ser lidos no computador, celular, tablet e e-reader. E são suportados em Nooks, Kindle, aparelhos com sistema Android ou iOS.

Somados, esses quadrinhos custariam 271 dólares. Ou seja, mesmo com a alta do dólar, pode ser um bom investimento. Mas é preciso ser rápido no clique, pois os pacotes ficam no ar por tempo limitado e este estará disponível somente até 7 de outubro de 2015.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA