Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Alberto Breccia ganha exposição na Panamericana Escola de Arte e Design

30 setembro 2014

Os fãs de quadrinhos, desenhos e arte terão a oportunidade de conferir de perto a genialidade de Alberto Breccia. A Panamericana Escola de Arte e Design (Unidade Angélica – Avenida Angélica, 1900, São Paulo/SP) receberá, a partir do próximo dia 6 de outubro, uma exposição com mais de 70 obras que apresentam uma parte do trabalho desse renomeado e importante quadrinhista.

As ilustrações presentes na mostra fazem parte do acervo permanente da instituição e foram doadas pelo próprio artista, que lecionou, em 1955, na Escuela Panamerinaca de Artes, em Buenos Aires, Argentina.

Nascido no Uruguai em 1919, Alberto Breccia se mudou para Argentina com apenas três anos de idade. Lá, começou a ganhar reconhecimento graças ao seu estilo particular, que prima pelo jogo de contraste, luz, sombra, composições, textura e elementos tratados de forma minimalista para ajudar a criar tensão e certo mistério em suas histórias.

Ele se destacou também pela forma como representava a passagem do tempo, por meio da repetição de quadrinhos, e pelo uso de aproximações de enquadramento, elipses e espaços positivos para sugerir movimento ao desenho.

O público que visitar a exposição poderá conferir, por exemplo, quadrinhos da obra O Coração Delator, inspirada em um relato do escritor Edgar Allan Poe, no qual se destacam expressões exatas e mínimas para garantir a descrição necessária aos personagens.

A série Buscavidas, com 13 histórias expressionistas, que retratam a miséria humana, também estarão presentes na mostra, assim como as sagas Sherlock Time, Mort Cinder e Perramus, série em quatro grandes histórias, criadas ao longo de dez anos, que retrata a América Latina, em especial a Argentina, durante o período da ditadura.

A exposição poderá ser visitada até o dia 22 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h - fechada aos domingos e feriados. A entrada será gratuita.

alberto_breccia_01

alberto_breccia_02

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA