Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Imagens e poesia em Anjos e Outras Armadilhas

31 maio 2003

Fonte: Press Release

Anjos e Outras ArmadilhasUma história de anjos e demônios, música e plantas, luz e sombras, contada com todas as cores da noite...

Como explicar o que é Anjos e Outras Armadilhas (formato americano, 56 páginas)? Como colocar em palavras uma obra que nos cativa com o poder de suas imagens e nos conquista com a graça de sua poesia? Confira nos depoimento de seu próprio autor, Pedro Pires, que não só escreveu e ilustrou, como também produziu a capa, todo o projeto gráfico e as letras desta edição, que a Devir Editora acaba de lançar.

"Quando comecei a escrever este conto, pretendia, acima de tudo, relatar uma história sobre alguém que tinha na música a sua única e grande paixão. Assim, em jeito de fábula, comecei a idealizar essa melodia orgânica como algo transcendente, algo místico, mas também algo negro e visceral".

"Lembrei-me logo em seguida do Flautista de Hamelin e dos encantadores de serpentes. Mas eu tinha em mente trabalhar mais duas idéias que já me acompanhavam há algum tempo. Comecei, então, a pensar num denominador comum aos três contos: Anjos. Por que não? Claro, desde que não assumissem aquele caráter aparentemente benévolo que normalmente lhes é atribuído. Afinal, são seres transcendentes, místicos, negros, viscerais e, às vezes... orgânicos. Além disso, estava aí um tema que de alguma forma sempre me agradou".

"E assim, um pouco acidentalmente, Anjos e Outras Armadilhas acabou por ser uma única história constituída por um trio de contos aparentemente isolados...".

Pedro Pires tem 30 anos, nasceu em Portugal, na cidade do Porto. Criativo publicitário desde 1989, dedicou também especial atenção à ilustração e à pintura. Tendo exposto alguns inéditos coloridos no Salão de Banda Desenhada do Porto de 1999. Dois anos depois, viu editado Desse teu Corpo, a sua primeira história em quadrinhos colorida após as experiências anteriores em preto-e-branco, como Senti-a no Braço (com argumento de Vale da Silva) e Olivião, publicadas na Coleção Quadradinho.

Nos últimos tempos, também tem experimentado a ilustração infantil. Depois de executar alguns trabalhos na área de tradução e design para a Devir em Portugal, teve o primeiro capítulo de Anjos e Outras Armadilhas pré-publicado na revista Comix # 3.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA