Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Itaú Cultural promove os quadrinhos com feira e debates durante o mês de agosto

1 agosto 2017

Em agosto, o universo das histórias em quadrinhos chega ao Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Estação Brigadeiro do Metrô), em São Paulo/SP, com uma programação que, em quatro quartas-feiras do mês, reúne feira de HQs com artistas, coletivos, selos e instituições ligadas à área, e debates ilustrados ao vivo, junto à reflexão sobre a produção e projetos nesse segmento.

A edição deste ano receberá ainda uma forma diferente de cobertura jornalística, produzida por Alexandre de Maio, artista especializado em jornalismo em quadrinhos – a HQ resultante será posteriormente publicada no site do instituto.

A feira Banca de Quadrinistas e os debates Caminhos da HQ estão agendados para acontecer em conjunto, nos dias 2 e 9 de agosto. Na terceira quarta-feira do mês, dia 16, acontecerá apenas o último debate. A atividade dos quadrinhistas no instituto se encerra com mais um dia de feira, na quarta, dia 23.

Participam do evento artistas como José Aguiar (A Infância no Brasil), Laudo Ferreira (Yeshuah), Marcelo Cassaro e Petra Leão (roteiristas da Turma da Mônica Jovem), Sirlanney Nogueira (Magra de Ruim) e Ramon Vitral, idealizador do projeto Série Postal – contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016.

Banca de Quadrinistas – Em sua segunda edição, esta feira acontecerá nos dias 2, 9 e 23 de agosto, sempre das 14h às 20h. A Banca dá oportunidade aos artistas de apresentar suas HQs, em contato direto com pessoas da área e com o público. Foram selecionados 33 expositores e mais 12 convidados, que se dividem durante os três dias de evento para expor e vender os seus trabalhos.

Caminhos da HQ em debate – As HQs são tema de debate ilustrado nos dias 2, 9 e 16, sempre às 19h, com dois convidados por dia. A atividade mistura a fala e a produção de desenhos ao vivo em um painel, realizados pelos próprios artistas convidados.

No primeiro dia, os quadrinhistas José Aguiar e Mariana Cagnin participam da conversa Seu Projeto em Quadrinhos, apresentando os seus trabalhos e dividindo com o público a sua visão sobre projetos artísticos de HQ, que podem misturar diversas linguagens. No dia 9, o tema do debate é Os Lugares do Sagrado nas HQs, com a presença dos artistas Alex Mir e Laudo Ferreira, que encontraram no campo do sagrado inspiração para boas histórias. Encerrando o ciclo, o tema discutido é o Mangá Brasileiro, no dia 16. O bate-papo será comandado por Marcelo Cassaro e Petra Leão.

Confira outras informações e detalhes da programação clicando aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA