Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Jão comanda o Laboratório de Quadrinhos Potenciais, em Belo Horizonte

5 janeiro 2018

Na próxima semana, entre 10 e 12 de janeiro, acontecerá o Laboratório de Quadrinhos Potenciais na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi), em Belo Horizonte/MG.

O encontro começa às 14h e termina às 21h nos três dias. As inscrições podem ser feitas até hoje, dia 5 de janeiro, na página do Facebook do quadrinhista Jão. O resultado dos selecionados acontecerá em 8 de janeiro.

O público poderá acompanhar o processo de criação de histórias e experimentações. Ao todo, participarão 11 artistas, entre quadrinhistas e ilustradores, para discutir e trabalhar possibilidades das narrativas gráficas.

Uma trama que não tem protagonista, narrativas sem o uso de textos, a passagem do tempo em um único cenário e um mesmo enquadramento, diálogos criados a partir de línguas inexistentes, uma história em quadrinhos sem uma ordem determinada para leitura. Restrições criativas como essas são as bases da iniciativa comandada por Jão, autor da graphic novel Baixo Centro (2015), da revista Parafuso #0 (2016) e da série As Aventuras de Flores, o bárbaro (2016)

Ao longo de três dias, os participantes vão debater sobre a linguagem dos quadrinhos, realizar experimentações e exercícios, tanto individualmente como em conjunto, com o objetivo de cruzar fronteiras preestabelecidas pelo mercado. Como fruto desse processo será lançada a revista Parafuso # 1.

O projeto foi inspirado no OuBaPo, uma oficina de experimentações idealizada por um conjunto de autores na França em 1992.

Laboratório de Quadrinhos Potenciais

Jão

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA