Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Jeremias – Pele ganha o Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos

2 dezembro 2019

Os vencedores do Prêmio Jabuti 2019 foram revelados na última quinta-feira, dia 28 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Dentre as 19 categorias, estava a de Histórias em Quadrinhos, criada em 2017 para celebrar as melhores obras nacionais da nona arte.

A grande vencedora foi Jeremias – Pele, publicação da Panini Comics pelo selo Graphic MSP, com roteiro de Rafael Calça, arte de Jefferson Costa e edição de Sidney Gusman.

A obra aborda o racismo na infância e na vida adulta em uma reinterpretação ousada, na qual Jeremias lidará, pela primeira vez, com o preconceito por causa da cor de sua pele. A trama é recheada de dor, superação e um duro aprendizado. Muito do que Jeremias e seus pais vivem na história veio das experiências pessoais de Rafael e Jefferson.

Jeremias – Pele já havia vencido também o Troféu HQ Mix nas categorias Edição Especial e Publicação Juvenil, além de um Troféu Angelo Agostini para Rafael Calça como Melhor Roteirista por este trabalho.

Clique aqui para lerreview da graphic novel.

Da esquerda para a direita: Rafael Calça, Sidney Gusman e Jefferson Costa

"Conceição Evaristo, como homenageada. Lázaro Ramos como mestre de cerimônias. Jeremias como melhor história em quadrinhos. O Jabuti nunca foi tão preto como em 2019. Tremi", disse Jefferson Costa, ao explicar a emoção da conquista.

Rafael Calça também comemorou. "Que honra o Prêmio Jabuti ter prestigiado a história de um menino negro descobrindo o mundo e sua força interior. Este é um mundo novo, no qual as ideias velhas serão abandonadas. Começando pelo Bairro do Limoeiro, onde a infância e o amor inspiraram e inspirarão crianças Brasil e mundo afora", declarou.

O editor Sidney Gusman lembrou que o feito é inédito para o estúdio de Mauricio de Sousa. "É o primeiro Jabuti da História da Mauricio de Sousa Produções, e mostra o quanto representatividade importa. Jeremias – Pele ajudou a mudar nossa empresa por dentro, e torço demais para que ela chegue a escolas de todo o Brasil".

Da mesma fora, foi o primeiro troféu Jabuti da Panini Comics. “Estamos honrados e muito felizes de levar para casa a premiação mais almejada da literatura brasileira. Oferecer publicações como esta só prova que estamos no caminho certo para apresentar ao público a diversidade do país”, disse Marcelo Adriano da Silva, gerente de Marketing da editora.

Para conferir todos os vencedores do Prêmio Jabuti 2019, clique aqui.

Prêmio Jabuti, criado em 1959, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Jeremias - Pele

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA