Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Jim Starlin decide sair da Marvel por diferenças com editor

21 dezembro 2017

Thanos: The Infinity SiblingsO escritor e desenhista Jim Starlin, criador do vilão Thanos, anunciou que deixará de trabalhar para a Marvel devido a diferenças com o editor Tom Brevoort.

Nos últimos anos, Starlin vinha produzindo uma série de histórias estreladas pelo personagem, como uma minissérie com a participação do Hulk e novas graphic novels, algumas já publicadas no Brasil, como Revelação Infinita, Relatividade Infinita e Final Infinito.

O mais recente projeto será lançado em 2018. É a trilogia Thanos – The Infinity Siblings, ao lado do artista Alan Davis, que acabará por seu o último trabalho na editora.

Nesta história, o Titã conseguiu tudo o que sempre quis, mas satisfação não é algo que está em seu vocabulário. Quando uma distorção temporal atrai a sua atenção, ele encontra um novo propósito: salvar a si mesmo.

Um velho inimigo espreita em um futuro distante, e serão necessárias as perspicácias combinadas de Thanos, do seu irmão Eros e do viajante do tempo Kang para impedi-lo e salvar o Multiverso. Mas há outras peças nesse tabuleiro cósmico, e Thanos pode acabar sendo superado.

A razão do desentendimento de Starlin e Brevoort foi a similaridade desta história com a que a equipe criativa da revista mensal do personagem está desenvolvendo.

"Por muito tempo, tive o privilégio de determinar o destino de Thanos. Mas ele é propriedade da Marvel Entertainment e, com os filmes, está prestes a se tornar um ícone cultural, um personagem maior que os quadrinhos, escritores e artistas que o conceberam. A equipe editorial da Marvel deixou bem claro que querem novas abordagens para Thanos. Quem sou eu para discordar?", analisou Starlin.

"Para deixar bem claro: a Marvel não me demitiu. Apenas deixaram claro que não estavam interessados em ter meu trabalho em futuros projetos. Apesar de eu ter tentado escrever a revista mensal do Thanos por duas vezes, essa tarefa foi dada a outros autores, o que é um direito deles", explicou.

"O que eu contestei, e agora me impede a fazer outros trabalhos para a editora, foi Tom Brevoort aprovar uma história para a série regular que é basicamente a mesma que eu e Alan Davis estamos trabalhando já há um ano. Tom tinha 200 páginas de roteiro e 100 páginas de artes deste projeto quando aprovou a outra história. A revista mensal sairá antes das graphic novels. Então, para evitar spoilers e o prazer da leitura de ambas as aventuras, não entrarei em detalhes", afirmou o autor.

Ainda de acordo com ele, o editor teria dito que o outro roteiro não tinha sido aprovado, o que se provou falso. "As justificativas e promessas de mudanças duraram um mês, mas nada foi feito, e a produção já estava bastante avançada para algo ser feito. Pior para mim. Então, decidi sair. A Marvel Entertainment tem me tratado muito bem. Deles, eu gosto".

Starlin visitou as filmagens de Vingadores – Guerra Infinita e disse ter tido atenção de todos os responsáveis pelo longa, desde a equipe de produção até o elenco. E assegurou que os fãs não se decepcionarão.

Clique na galeria abaixo para ampliar um preview de Thanos – The Infinity Siblings.

.

Thanos: The Infinity Siblings

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA