Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos acontece em Guarulhos

8 abril 2014

O encontro acadêmico Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos – Adaptações Literárias acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto no campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Avenida Monteiro Lobato, 679).

Muitas adaptações literárias em quadrinhos têm sido compradas pelos governos Federal, Estadual e Municipal para comporem acervos de bibliotecas de escolas ou programas de incentivo à leitura.

Mas esses trabalhos substituem os textos originais? As adaptações servem, de fato, para estimular a leitura literária? Os quadrinhos são vistos apenas como uma ferramenta para levar o estudante à literatura? Seriam essas as melhores obras em quadrinhos a serem compradas?

Essas são apenas algumas das perguntas que o congresso pretende debater pela primeira vez no Brasil. A proposta é ouvir os diferentes pontos de vista envolvidos na questão: o governo, as editoras, os autores e a universidade.

Além das mesas temáticas, estão previstas comunicações individuais de pesquisas que estejam relacionadas ao tema. As inscrições de propostas tiveram início no dia 7 de abril. O prazo vai até 9 de junho.

Para outras informações, clique aqui.

A organização do congresso é dos professores Waldomiro Vergueiro (USP), Paulo Ramos (Unifesp) e Nobu Chinen (Faculdades Oswaldo Cruz).

LogoJornadaTematica

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA