Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Jornal A Tarde distribui revista sobre a Guerra da Independência da Bahia

2 agosto 2013

O jornal A Tarde e a editora independente Bamboo firmaram uma parceria e lançaram, no último dia 2 de julho, uma edição em quadrinhos sobre a Guerra da Independência da Bahia, confronto que ocorreu entre 1822 e 1823 e acabou de completar 190 anos.

2 de Julho – 190 anos (formato 15 x 21 cm, ) foi encartada e distribuída gratuitamente junto com o diário, com uma tiragem de 30 mil exemplares. Além disso, outras cinco mil cópias foram distribuídas para escolas públicas. Os roteiros são do jornalista Chico Castro Jr. e as ilustrações são do cartunista baiano Gentil. Eles contaram com a colaboração do historiador Pablo Iglesias Magalhães, que também assina a introdução.

A trama conta o período de um ano em que o povo baiano lutou contra as forças militares de Portugal por independência. Na época, Dom Pedro I já havia declarado a independência do Brasil, mas confrontos continuavam acontecendo. Como recurso narrativo, Chico conta a história por meio de cartas enviadas por um jovem baiano anônimo para o seu primo Ruy.

2 de Julho – 190 anos não está disponível para ser vendida separadamente, mas o jornal A Tarde o disponibilizou online neste link.

2 de Julho – 190 anos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA