Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Jornalista Alexandre De Maio lança Raul, sua primeira HQ solo

13 março 2018

O jornalista e quadrinhista paulistano Alexandre De Maio lança seu primeiro livro solo, Raul (formato 18,2 x 25,5​ cm, 140 páginas, capa cartonada, R$ 40,00), pela Editora Elefante.

A edição já está em pré-venda no site da editora, com frete grátis.

O lançamento acontecerá na próximo quinta-feira, dia 15 de março, a partir das 19 horas, na Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542 – República), em São Paulo/SP. No mesmo local, haverá também a exposição Jornalismo em Quadrinhos, que ficará aberta a visitas até o dia 8 de abril.

Raul mostra uma entrevista em quadrinhos com Rafa (nome fictício), um jovem da baixada do Glicério que começa sua vida como Raul, alcunha pela qual são conhecidos os criminosos que aplicam golpes de cartão de crédito.

Um golpista e fraudador bancário que se transformou em rapper, gravou disco, começou a fazer sucesso e deixou o crime. Mas reviravoltas na carreira e a necessidade de arcar com os custos da indústria fonográfica fizeram com que tudo desse errado.

Ao longo da trama, ele explica como faz para ganhar a vida enganando clientes de banco e esvaziando suas contas por meio de caixas eletrônicos.

“Queria fazer uma HQ que contasse uma história real e que abordasse um tema que ainda não tivesse sido explorado”, disse De Maio, explicando as motivações que o levaram a escrever e desenhar. “Este livro é uma entrevista com um personagem de São Paulo que vive de um crime invisível. Raul mostra como funcionam os golpes de cartão de crédito no Brasil”.

Alexandre De Maio já publicou mais de 40 reportagens em quadrinhos e lançou as graphic novels Os inimigos não mandam flores (2006) e Desterro (2013), ambos em parceria com o escritor Ferréz. Também é coautor da reportagem em HQ Meninas em jogo (2014), com a jornalista Andrea Dip, da Agência Pública, sobre exploração sexual infantil em Fortaleza, que ganhou o VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013) e foi finalista do prestigiado Prêmio Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano em 2015.

Clique na galeria abaixo para ampliar as imagens do preview de Raul.

.

Raul

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA