Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Jornalistas da Bahia produzem reportagem em quadrinhos

8 novembro 2007

Jornal A TardeDesde
o dia 6 de novembro, o jornal A Tarde, de Salvador/BA, está publicando
uma série de reportagens intitulada Vanguarda: histórias do movimento
estudantil da Bahia
, na qual, baseadas em depoimentos de quem protagonizou
aqueles fatos e com o auxilio de especialistas, pesquisadores e historiadores
do assunto para contextualizá-las, passagens significativas dos levantes
estudantis baianos - entre 1942 e 2003 - são mostradas na forma de histórias
em quadrinhos.

A HQ é o resultado do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos jornalistas baianos Leandro Silveira, Caio Coutinho e Fábio Franco, sob orientação da professora Ana Spannemberg.

Defendido no final do último mês de junho e aprovado com nota máxima pela banca examinadora do Centro Universitário da Bahia, o trabalho é considerado pioneiro. "Existem algumas tentativas dispersas em alguns veículos brasileiros de se fazer jornalismo usando a linguagem dos quadrinhos, mas da forma que fizemos é a primeira vez no Brasil", afirmou Leandro Silveira no release que enviou ao Universo HQ.

Para a realização da reportagem, foi necessário mais de um ano de pesquisa sobre o tema, a linguagem dos quadrinhos e como utilizá-la no jornalismo.

Nesse tempo, Leandro Silveira e Caio Coutinho viraram alunos de um curso de história em quadrinhos. "Tivemos muita dificuldade em encontrar referências bibliográficas sobre jornalismo em quadrinhos, visto que ainda é um assunto pouco difundido nas universidades brasileiras", disse Coutinho. "Por isso, tivemos que criar nossas próprias técnicas para transformar todas as informações apuradas em roteiro para HQs".

A reportagem, desenhada por Franklin Mendes, Rodolfo Troll e Thiago Durães e diagramada por José Roberto Almeida, totaliza 30 páginas e é dividida nas matérias Vamos à Guerra: Mocidade baiana exige entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial; Do palco para as ruas: uma história de estudantes; Reconstrução e Quebra-Quebra e Estudantes do Novo Milênio, a qual versa sobre a revolta dos estudantes em favor da cassação do mandato do então senador Antônio Carlos Magalhães, que em 2001 foi acusado de violar o painel de votação eletrônica do Senado.

Até o final deste ano, todas as matérias estarão disponíveis em um site a ser construído para essa finalidade. "Fizemos alguns ajustes para que os internautas possam visualizar com total qualidade todos os quadros, sem que se perca nenhum detalhe da versão impressa", disse Fábio Franco.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA