Julgamento sobre os direitos do Motoqueiro Fantasma ocorrerá em novembro

Por Sérgio Codespoti
Data: 28 junho, 2013

Capa de Ghost Rider #1Segundo o site Deadline, a juíza federal Katherine Forrest marcou, para o dia 4 de novembro, o julgamento que decidirá a quem pertencem os direitos sobre o Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider). Oito jurados darão o veredito final.

A longa disputa entre a Marvel Comics e o escritor Gary Friedrich começou em 2007, e estava pendendo a favor da editora após uma decisão federal dizer que a Marvel era a detentora dos direitos sobre o herói.

Em 11 de junho, Friedrich ganhou um apelo contra esta decisão e transferiu o caso novamente para uma instância regional, na qual haverá um julgamento para definir diversos aspectos relativos à propriedade e aos direitos autorais do personagem.

Dentre as razões da Corte de Apelos estão o fato de que a linguagem sobre a decisão é ambígua, densa e pouco esclarecedora. Além disso, diversos fatos sobre a propriedade do personagem, como a natureza dos contratos assinados (work-for-hire), data inicial dos mesmos, e outros aspectos importantes não foram resolvidos e permanecem ambíguos.

O propósito de Friedrich é receber sua parcela da receita derivada dos filmes e outros produtos derivados do Motoqueiro Fantasma.

• Outros artigos escritos por

.

.

.