King Features Syndicate cancelou as aventuras originais da tira do Homem-Aranha

Por Sérgio Codespoti
Data: 19 março, 2019

A produção de tiras diárias e dominicais do Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man) foi cancelada pela distribuidora King Features Syndicate após 42 anos de circulação. A decisão foi tomada em função da morte de Stan Lee, em 12 de novembro de 2018.

Segundo o desenhista Alex Saviuk, a última tira dominical foi publicada em 17 de março, e a diária do aracnídeo chegará ao seu fim no dia 23 de março.

A King Features Syndicate continuará publicando reimpressões dos melhores momentos da tira por tempo indeterminado. Além disso, não excluiu a possibilidade de produzir outro tipo de material do Homem-Aranha, mas com maior abrangência dentro do Universo Marvel moderno.

Stan Lee criou a versão para os jornais de The Amazing Spider-Man em 1977, com Roy Thomas ajudando como escritor fantasma. Os desenhos eram de John Romita Sr.

Romita ilustrou a tira até 1981, quando foi substituído por Fred Kida, que ocupou o cargo até 1986. O desenhista mais longevo do material foi Larry Lieber, irmão de Stan Lee, que foi o ilustrador do personagem entre 1986 e 2018.

Após a saída de Lieber, a tira caiu nas mãos de Alex Saviuk.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • ARQUEIRO VESGO

    Enquanto a Panini continua publicando bosta, por aqui essa maravilha continua inédita em sua maioria. Lamentável.

  • Vipo Free

    Essas tiras são muito boas, infelizmente perdi a 2 edição que a panini publicou, um dos meus maiores senão o maior arrependimento como colecionador de hqs.
    Essas tiras são tão boas que o Dan Slott não teve coragem de matar o aranha dessa realidade em aranhaverso.

  • Tarcísio Marques

    John Romita Sr. era mesmo um grande desenhista.

    • Alessandro Souza

      Ainda é. Tá vivão da silva. Mas acho que vc se refere ao fato dele estar aposentado, né?

      • Tarcísio Marques

        Mesmo? Nossa….fiz pesquisa do trabalho dele mas não fui ver se ainda estava vivo. Ops.

  • Emerson

    Vale lembrar que o arte-finalista Joe Sinnott, (trabalhou com Jack Kirby em Quarteto Fantástico, entre outros) anunciou sua aposentadoria junto ao fim da tira, aos 92 anos.

  • Tadeu Olivetti

    Os dois volumes editados pela panini, aqui no Brasil tem a quadrinização tão pequena que há necessidade de lupa para ler. Tenho dois volumes editados pela IDW americana; a diferença é da água pro vinho. A pergunta que não quer calar: Por que não editar essas preciosidades aqui no Brasil? Os colecionadores fariam festa!

  • Alexandre Floquet da Rocha

    Lembro que li algumas no Jornal O Globo.

  • Natanael Floripes

    Não sei se a causa realmente foi a morte do Stan Lee, embora certamente possa ter contribuído. O triste fato é que as tiras de jornal estão em decadência (os próprios jornais impressos estão desaparecendo pouco a pouco) e a King Features Syndicate hoje em dia produz muito pouco material inédito, ainda mais de tiras que não são de humor.

    • Fabio Negro

      não sei se a causa foi a morte da ÚNICA PESSOA A ESCREVER A TIRA na história da tira. Tem que ver se não foi outra coisa, né, Natanael?

      • Natanael Floripes

        Fábio, você acredita realmente que o Stan Lee escrevia a tira? Santa ingenuidade, Batman. A preguiça quanto ao trabalho de escrever bateu no Stan Lee no começo da década de 70. De lá prá cá, qualquer coisa que ele assinou foi escrita por ghost writers.

        E ainda que você acredite que fosse assim, que até o finalzinho, já com Alzheimer avançado, fosse o Stan Lee que escrevesse a tira, se ela fosse um sucesso ela continuaria com outro escritor. Quantos produtos da Marvel você conhecesse que pararam porque o escritor morreu, se aposentou ou desistiu?

        • Natanael Floripes

          Confira https://www.cbr.com/amazing-spider-man-newspaper-comic-strip-facing-major-changes/:

          Artist Alex Saviuk confirmed that his and Roy Thomas’ run on the strip was ending,…”

          “I know nothing of any Spidey strip to come, only that the one Alex Saviuk and I (and until recently Larry Lieber) had been doing is kaput,” Thomas admitted.

          O próprio Roy Thomas declarou que ele é que escrevia a tira.

  • Alessandro Souza

    Algum desse material saiu por aqui lá no começo da década de 80 em alguns almanaques do homem-aranha editados pela RGE. Também saiu algo na (maravilhosa) revista Stripmania editada pela Ópera-Gráfica no começo dos anos 2000. Coisa boa.

    • Dyel Dimmestri

      É verdade… É uma lástima que a revista Stripmania teve uma vida tão curta. É um tipo de publicação que faz falta no mercado editorial brasileiro.

  • Cedemir

    Corrige a Data. Stan Faleceu essa ano em 2019. Só um pequeno Detalhe

    • ??

      • Cedemir

        Tudo bem eu admito: Me enganei. Achei que tinha sido esse ano a morte do Incrível Stan…