Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lacarmélio de Araújo, um batalhador dos quadrinhos nacionais

13 setembro 2005

Lacarmélio de AraújoNa
noite do último dia 9 de setembro, o programa televisivo Globo Repórter
apresentou diversos casos de trabalhadores de rua que, enfrentando as
maiores dificuldades, ganham o seu sustento e vivem (ou sobrevivem) com
os frutos do trabalho informal. Uma das histórias mais impressionantes,
e que chamou a atenção especialmente dos fãs de quadrinhos, foi a de Lacarmélio
de Araújo, 46 anos.
Para quem conhece as vicissitudes por que passa quem se arrisca a produzir HQs no Brasil e faz disso seu meio de vida, é de surpreender o fato de que esse artista não apenas se sustenta com esse trabalho, como foi capaz de comprar o apartamento em que mora usando cada centavo obtido com a venda, "mano a mano", de revistas em quadrinhos.

Lacarmélio é o criador, roteirista e desenhista do gibi Celton. É também o responsável pela divulgação, distribuição e venda da HQ. Desde 1998, o autor já lançou 15 edições, que totalizam cerca de 400 mil exemplares vendidos, uma marca fantástica para uma publicação independente e que circula em um mercado restrito.

Os moradores da cidade de Belo Horizonte, campo de atuação do quadrinhista, já se acostumaram àquela figura folclórica que corre de um lado para outro nos sinais de trânsito ou nos engarrafamentos, sempre de paletó e gravata (faça chuva ou sol escaldante), segurando uma enorme placa estandarte que anuncia os gibis de seu personagem (que também podem ser adquiridos pelo e-mail revistacelton@ig.com.br).

Celton é um herói sem máscara, sem uniforme e sem identidade secreta, que ajuda os necessitados e enfrenta bandidos comuns. Uma das atrações das histórias, entretanto, são os detalhes das paisagens urbanas da capital de Minas Gerais. O personagem surgiu em meados na década de oitenta. Entre 1992 e 1998, saiu de circulação, até que Lacarmélio pôs na cabeça que dispensaria todo o seu tempo para fazer aquilo de que mais gostava, e transformou isso em sua única fonte de renda.

Que o Celton desculpe a afirmação, mas nesse belo exemplo de perseverança e crença em si mesmo, Lacarmélio é, sem dúvida, o verdadeiro herói dessa história.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA