Laerte ganha exposição retrospectiva no Itaú Cultural, em São Paulo

Por Marcelo Naranjo
Data: 17 setembro, 2014

A partir do próximo sábado, 20 de setembro, com a Ocupação Laerte, o Itaú Cultural mergulhará no labirinto de cores, sátiras, contestações, tiras desenhos e militâncias do cartunista Laerte, um dos grandes criadores brasileiros de quadrinhos e cartuns na atualidade.

Com curadoria de Rafael Coutinho, filho do homenageado e também cartunista e designer, a mostra apresenta um rico volume, com cerca de 500 originais, formando um panorama ampliado da contribuição dessa personalidade relevante na formação do imaginário da cultura e dos costumes nacionais.

Cinco fases da obra de Laerte – infância, juventude e sindicato; anos 50 e 60; tiras e personagens, histórias curtas; anos 80 – compõem a mostra. Dentre esboços e publicações originais, muitas inéditas, o homenageado é revelado em vários ângulos, como a sua resistência à ditadura militar, a participação na passagem para a democracia vivida pelo País nos anos 1980 e o apoio à causa sindical.

A mostra reúne, ainda, sua produção extensa de desenhos entre os anos 1950 e 1960, os livros Laertevisão – Coisas que não esqueci, de 2007 e Muchacha, de 2010, sem esquecer das centenas de tiras com seus personagens, produzidas entre 1970 até recentemente.

A abertura para convidados será no dia 20 e a visitação acontecerá de 21 de setembro a 2 de novembro. O Itaú Cultural está localizado na Avenida Paulista, 149, próximo da Estação Brigadeiro do Metrô, em São Paulo/SP.

laerte_02

laerte_01

laerte_03

laerte_04

• Outros artigos escritos por

.

.

.