Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Laerte lança segundo álbum de Suriá em São Paulo, dia 23 de agosto

15 agosto 2003

Suriá contra o dono do circoAs editoras Devir/ Jacaranda acabam de lançar Suriá contra o dono do circo (formato 23 x 15,5 cm, 64 páginas coloridas, R$ 21,00), de Laerte.

Esta é a segunda coletânea de Suriá, a garota do circo, personagem infantil do autor. A primeira ganhou o Troféu HQ Mix de 2000 na categoria Melhor Álbum Infantil.

O lançamento oficial acontecerá no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 14h, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - Tel.: 0XX-11-3024-3599). Laerte estará presente para autografar as edições.

Dessa vez, Suriá enfrenta mais um inimigo: o dono do circo, que vai reduzir o seu universo a um estacionamento. Além da HQ contra o tirano, há tiras sobre temas cotidianos e marcantes para crianças, como a Copa do Mundo, a Páscoa e o Natal, entre outras aventuras.

Suriá mora no circo. Seus pais são trapezistas, arte que ela domina - além de ser também ótima malabarista, mágica, menina-bala e engolidora de fogo. É amiga do leão Daniel, do macaco Fred, da elefanta Úrsula, do urso Kurtz e do camelo Gaspar. Flip e Top, os palhaços, são seus tios (talvez mais daqueles tios-camaradas do que parentes pra valer).

Apesar de estar sempre rodeada de gente e animais, Suriá tem poucos amigos da sua idade. Crianças de famílias circenses estão sempre em movimento, mudando junto com o espetáculo. Vive em cidades diferentes e freqüenta escolas diversas, mas sempre conhecendo gente nova.

Por isso, Suriá - mesmo sabendo fazer amizade rápido - aprendeu a se divertir dentro de seu universo particular. Sua fantasia, muitas vezes, toma corpo e pode tornar-se um novo amigo ou o oposto, no caso de Bléuco (um inimigo imaginário): algo bem ameaçador!

As histórias da garota do circo apareceram pela primeira vez em novembro de 1997, nas páginas da Folhinha, suplemento infantil da Folha de S.Paulo. Laerte a criou especialmente para o periódico.

Laerte numa autocaricaturaO autor - Laerte Coutinho é paulistano, desenha desde criança e começou a trabalhar com 22 anos. Fez ilustrações para revistas e jornais, além de escrever para programas de televisão como: TV Pirata, TV Colosso, Sai de Baixo e Vida ao Vivo. Hoje, além de Suriá, mantém a tira diária Piratas do Tietê, na Folha de S.Paulo. É pai de outros personagens: os Gatos, Overman, Fagundes, Hugo, Deus, o Capitão Douglas Capricórnio, o Síndico e o Zelador e Mutuca.

Tem três filhos: dois meninos e uma menina. Suriá é o nome de sua sobrinha, que não é do circo, mas é bacana.

Desde abril, a peça Piratas do Tietê - o Filme, de autoria de Laerte e Paulo Lopes, está sendo encenada no Teatro Popular do Sesi, com direção de Beth Lopes e elenco da Cia. La Mínima.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA