Lançamento de O., novo título da Balão Editorial, em São Paulo

Por Samir Naliato
Data: 8 maio, 2014

Capa de O.A Balão Editorial está lançando O. (formato 13 x 13 cm, 40 páginas, R$ 20,00), de Alexandre Teles e João Riveros.

Quem é O? Um desesperançado que acredita em um final feliz? Uma pessoa comum em meio a um mar de lama preta, junto com aqueles que não conseguiram fugir? O que é O? É o artigo definido pelo futuro que é preciso enfrentar, que é preciso agredir?

Tudo isso está em O., uma antinarrativa retratada pela arte cáustica de Alexandre Teles e pelo texto político-poético de João Riveros. Mas quando o leitor termina o álbum, as indagações não vão embora, e as respostas dependerão só dele.

O. é o quinto livro da coleção Zug, pré-indicada ao prêmio de Melhor Projeto Editorial no Troféu HQ Mix, o principal prêmio brasileiro de quadrinhos. Neste volume, os autores buscam um experimentalismo temático e artístico, com o desenho feito todo em monotipia.

No xadrez, o Zugzwang, ou Zug, indica que o jogador está sem saída. O próximo passo pode levá-lo ou não à derrota, mas sempre o prejudicará, não importa qual seja o lance. A coleção Zug apresenta livros sobre a tristeza da derrota e a maneira de cada um superá-la. O. é o cavalo branco, a quinta jogada.

O título já estava disponível no estande da editora na 20ª Fest Comix, mas ganhará um evento de lançamento na Sensorial Discos (Rua Augusta, 2389), em São Paulo/SP, no próximo dia 10 de maio a partir das 16 horas.

Os autores estarão presentes para sessão de autógrafos e bate-papo com os leitores.

Clique nas imagens para ampliar uma prévia da edição.

Página de O.

Página de O.

Lançamento O.

• Outros artigos escritos por

.

.

.