Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Lançamento do livro e exposição Nada Com Coisa Alguma, do quadrinhista José Aguiar

23 fevereiro 2015

A Quadrinhofilia, editora curitibana de quadrinhos, lançará na próxima terça, dia 24 de fevereiro, o livro Nada Com Coisa Alguma (formato 21 x 21 cm, 128 páginas, R$ 50,00), do artista José Aguiar (Folheteen, Vigor Mortis Comics).

O título reúne pela primeira vez as tiras de humor da série Nada Com Coisa Alguma, publicadas semanalmente desde 2011 no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR.

A noite de autógrafos terá início às 19h, no Restaurante Menina Zen (Rua Itupava 1353, Alto da XV), em Curitiba – na ocasião, também será inaugurada uma exposição com ampliações de tiras publicadas no livro.

Sem personagens fixos ou limitação de tema, gênero ou formato, Nada Com Coisa Alguma é uma tira inusitada e experimental. Nela, o quadrinihista José Aguiar exercita as possibilidades gráficas e narrativas do pequeno espaço de uma tira.

“É meu cantinho particular, um lugar onde faço aquilo que não poderia fazer em nenhuma outra HQ. É onde reflito sobre o mundo, sobre mim mesmo, divago, fantasio e me divirto. Sem a obrigação de ser engraçado. Essa motivação da tira também se estendeu ao projeto gráfico do livro. Não faria sentido simplesmente reunir as tiras como se faz num livro convencional do gênero. No espaço do livro, diferente do jornal, pude repensá-las e remontá-las. Dar-lhes outro peso e significado. Há tiras que interferem na diagramação de outras, algumas que têm uma ou duas páginas e outras que se espalham por todo o livro. Minha proposta foi a de valorizar não só o conteúdo, mas também o objeto tridimensional, o prazer de folhear a edição. É quase como se um livro de tiras pudesse se tornar uma graphic novel”, disse o autor.

“Já publiquei fanzines, graphic novels, transito pelo teatro com o Cena HQ e agora preparo minha primeira webcomic. Mas meu primeiro trabalho foi publicando tiras e nunca parei de produzi-las. Sempre adorei as dificuldades que o formato impõe ao autor. Nada Com Coisa Alguma nasceu da minha necessidade de encontrar uma maneira de incorporar minhas experiências em outros formatos e fazer uma tira fora do convencional. Fazer coisas que não caberiam, por exemplo, em Folheteen, minha tira mais antiga. Com a publicação do livro Nada Com Coisa Alguma, estou mais que registrando o resultado de quatro anos de trabalho, estou repensando as tiras como formato”, concluiu.

O livro foi viabilizado por meio do site de financiamento colaborativo Catarse.

nada_coisa_alguma

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA