Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lendas, projeto da Chriaroscuro Studios com vários artistas brasileiros, é disponibilizado gratuitamente

8 abril 2020

No fim de 2018, a Chiaroscuro Studios lançou o livro Lendas, um yearbook que trouxe 50 dos principais personagens do folclore brasileiro, no traço de diversos artistas do estúdio.

Neste período de pandemia do coronavírus, eles decidiram disponibilizar a obra gratuitamente para donwload e as muitas pessoas em quarentena poderem ler mais sobre o folclore brasileiro.

O álbum reúne também um amplo trabalho de pesquisa sobre cada lenda, servindo como material de consulta sobre o tema para crianças, estudantes e para interessados em cultura e folclore.

Para baixar, clique aqui.

Suas histórias são contadas desde muito tempo à luz de fogueiras, em meio a matas fechadas, e ao pé da cama, antes de dormir, para alertar e assustar as crianças sobre os perigos do mundo lá fora. Contos dos primeiros moradores do Brasil, que tinham uma relação íntima com as matas e seus habitantes, ou que chegaram a estas terras de navio, na memória de tantos imigrantes que aqui desembarcaram.

Alguns antigas como o tempo, outros que misturam elementos antigos e modernos. Alguns deles benfazejos, outros aterrorizantes e mortais. Fantásticos, todos eles, que há séculos habitam nosso imaginário e integram a história e a cultura do país.

Participaram artistas como Adriana Melo, Adriano Augusto, Adriano Di Benedetto,  Alex Shibao, Alisson Borges, Allan Jeff, Andrei Bressan, Breno Tamura, Bruno Oliveira, Cris Bolson, Cris Peter, Daniel HDR, Daniel Maia, Danilo Beyruth, Dijjo Lima, Diogenes Neves, Eber Ferreira, Eddy Barrows, Eduardo Pansica, Felipe Watanabe, Geraldo Borges, Gustavo Duarte, Ig Guara, Ivan Reis, Joe Prado, Jonas Trindade, José Luis, Julio Brilha, Julio Ferreira, Leonardo Romero, Lucas Werneck, Marcelo Costa, Marcelo Di Chiara, Marcelo Maiolo, Marcio Fiorito, Marcio Hum, Marcio Menyz, Marcio Takara, Mauro Fodra, Natália Marques, Nuno Plati, Oclair Albert, Oren Junior, Paulo Siqueira, Péricles Júnior, RB Silva, Ricardo Jaime, Robson Rocha, Rod San, Rodney Buchemi, Rodrigo Spiga, Rogê Antônio, Ronan Cliquet, Ruy José, Thony Silas, Wesllei Manoel, Wilton Santos, Yildiray Çinar e Zé Carlos.

Lendas

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA