Livro com a trajetória dos quadrinhos da Editora Abril está no Catarse

Por Marcelo Naranjo
Data: 29 janeiro, 2019

Durante décadas, a Editora Abril foi a maior força do mercado de gibis no Brasil. Com enorme sucesso, publicou as revistas da Disney, da Turma da Mônica, dos heróis Marvel/DC, da Hanna-Barbera e muitas outras.

A lista é memorável: títulos infantis, graphic novels, quadrinhos independentes americanos, álbuns de luxo, com mais de 17 mil edições publicadas entre 1950 e 2018.

E tão interessante quanto esse recorde de produção são os bastidores, abordados no livro Os Quadrinhos da Editora Abril: A Saga do Império dos Gibis (formato 15,5 cm x 22,8 cm, 240 páginas, R$ 60,00), que explora a fundo a gloriosa trajetória da publicadora que mudou a cara do mercado editorial brasileiro.

Com edição de Manoel de Souza e Maurício Muniz, o conteúdo é recheado de curiosidades dos processos usados em cada época e muitos detalhes de bastidores, como disputas entre editores, polêmicas com leitores, pulos na cronologia, alterações nas artes originais etc. Tudo será contado por meio de um trabalho minucioso de pesquisa e depoimentos de alguns dos mais renomados profissionais que já passaram pela Abril.

O título está na plataforma colaborativa Catarse e já alcançou a meta inicial, viabilizando a sua publicação. É possível participar e adquirir até o dia 17 de fevereiro – clique aqui e confira as recompensas.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Fabio Henrique

    Eu sou um dos colaboradores deste projeto, estou ansioso para conhecer os bastidores da Editora. A Abril teve um grande papel na minha formação como leitor de quadrinhos e assim que li a proposta deste livro meus olhos briharam!

  • ARQUEIRO VESGO

    Abril R.I.P.

  • Roberto Costa Pereira

    Poxa muito legal, quando eu era criança meu pai passava de carro na marginal Tietê -SP eu ficava admirando o prédio da editora Abril e imaginava meu heróis Batman, Homem-Aranha, Superman estão lá dentro kkk kkk meu sonho era entrar lá pra ver como era feito as revistas que eu comprava todo mês…

  • XAVERICO

    Projeto maravilhoso! Obrigado pela dica.Não perderei.

  • Wellington Rodrigues

    off-topic: moonshadow está em pré-venda na amazon

  • Fernando Amaral

    Muito bacana, apoiei.

    Na época eu odiava a Abril, reclamava dos cortes nas histórias, da impressão ruim, das edições originais que pulavam… Mas hoje eu vejo como éramos felizes e não sabíamos.

  • Vartoco

    Quando vai estar disponível nas livrarias?