Livro da editora Peirópolis analisa a estrutura narrativa dos quadrinhos

Por Samir Naliato
Data: 26 setembro, 2018

A editora Peirópolis lançou o livro Estrutura Narrativa nos Quadrinhos – Construindo sentido a partir de fragmentos (formato 16,8 x 23,8 cm, 208 páginas, acabamento brochura, R$ 62,00), escrito por Barbara Postema.

Já está à venda na Amazon Brasil com desconto.

Neste livro, a autora busca explicar como os quadrinhos se comunicam e criam o significado, com destaque para dois aspectos da linguagem. Primeiro, sua qualidade pictórica, que recebe mais ênfase em relação aos elementos verbais-textuais. Em seguida, a autora enfoca a narrativa e suas características nos quadrinhos, assim como a análise literária proporcionada por eles.

A “estrutura narrativa” refere-se ao potencial das imagens, às funções narrativas dos quadros e à sua sequência, além dos conceitos narratológicos mais tradicionais.

Barbara apresenta uma fundamentação para a maneira como os quadrinhos estruturam suas narrativas. Em cada nível de significação, eles se apoiam em lacunas e ausências para construir sentido e guiar o leitor em uma experiência significativa.

O livro tem prefácio do professor e pesquisador Waldomiro Vergueiro e é publicado com o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Estrutura Narrativa nos Quadrinhos

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Alexandre Floquet da Rocha

    Incrível como os quadrinhos cada vez mais mostram grande importância e complexidade e seguem cada vez mais sendo objeto de estudo.