Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Livro em campanha no Catarse traz de volta o Judoka

14 junho 2018

Em maio de 1970, foi lançada a sétima aventura em quadrinhos de um personagem que marcou época e a infância de milhares de fãs dos quadrinhos nacionais: chegava às bancas a aventura A Caçada, de O Judoka, Um Herói Brasileiro, personagem publicado mensalmente pela revista de mesmo nome, lançada pela Editora Brasil-América - Ebal.

Era a primeira história escrita e desenhada por um desenhista desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF. Ao imprimir ao personagem agilidade cinematográfica e enquadramentos inusitados, ele chamou a atenção dos leitores, da crítica especializada e de estudiosos dos quadrinhos, como Álvaro de Moya e Moacy Cirne. Moya, inclusive, levou os desenhos de FHAF para uma exposição no Congresso Internacional de Quadrinhos de Lucca, na Itália, em 1971.

Nos seis números anteriores do título, dois ótimos desenhistas se revezaram para dar forma ao personagem: Eduardo Baron e Mario Lima. Mas foi Floriano Hermeto que realizou mudanças importantes, dando consistência ao roteiro, além de fazer uma releitura da estrutura visual das histórias.

A revista do Judoka foi um sucesso de vendas e o personagem chegou às telas do cinema num filme estrelado pelo modelo Pedro Aguinaga e a atriz Elizângela. Foi publicada até julho de 1973 e muitos outros desenhistas assumiram a responsabilidade de traçar novas aventuras. Foram 46 histórias ao todo e quase uma dezena de desenhistas.

O livro O Judoka, por FHAF, que está em campanha na plataforma colaborativa Catarse, busca fazer justiça a esse desenhista e roteirista ímpar. Em suas 180 páginas, serão republicadas as cinco histórias clássicas de O Judoka desenhadas por FHAF, que foram lançadas originalmente entre maio de 1970 e abril de 1972.

Além delas, a obra virá repleta de extras, como uma entrevista com Floriano Hermeto; um panorama histórico e cultural da época e 15 páginas inéditas desenhadas por FHAF. Confira as recompensas e participe clicando aqui. Para outras informações, visite a página do Facebook.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA