Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Livro explora a participação da Disney no esforço de guerra durante a Segunda Guerra Mundial

16 abril 2014

Disney During World War IIO livro Disney During World War II – How the Walt Disney Studio contributed to Victory in the War, de John Baxter, explora a participação das empresas de Walt Disney na campanha militar estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial.

Os temas incluem a produção de filmes institucionais e educativos para as forças armadas, peças publicitárias para a indústria de defesa, a produção de insígnias para unidades militares, cartazes de propaganda, curtas de animação e muitas outras atividades dedicadas a levantar o moral do público e das tropas envolvidas no conflito.

A participação dos estúdios Disney no esforço de guerra foi alvo de diversos artigos nas revistas da época, como Time, Life e até mesmo publicações como Flying and Popular Aviation, que destacavam a produção publicitária da empresa e a dedicação de Disney.

Entre 1941 e 1945, 90% dos funcionários da Disney estavam dedicados à produção de material para o governo dos Estados Unidos. O estúdio produziu mais de 68 horas de filmes de treinamento, além de películas como Prelude to War, America Goes to War, The New Spirit (uma animação de 1942), Der Fuehrer's Face e The Spirit of '43, estrelado pelo Pato Donald, no qual o personagem explica a importância do pagamento de impostos para ajudar no esforço de guerra da época. Essa animação foi vista por mais de 26 milhões de pessoas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, várias atividades comuns do dia a dia ganharam muita importância, como a economia de energia e combustível, o aumento da produção industrial, pagamento de imposto e a compra de títulos financeiros para ajudar o governo, o aumento da produção agrícola, campanhas postais para que amigos e familiares escrevessem cartas para os soldados etc.

Disney During World War II tem 192 páginas, capa dura e custará 40 dólares. O lançamento ocorrerá em outubro.

Para mais informações sobre a participação dos personagens da Disney na Segunda Guerra Mundial, leia a matéria Quanto Patópolis foi à Guerra.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA