Livro Imageria conta o início dos quadrinhos e será lançado no próximo domingo

Por Samir Naliato
Data: 13 novembro, 2015

No mês passado, o Universo HQ noticiou que a editora Veneta publicará o livro Imageria – O nascimento das histórias em quadrinhos (formato 23 x 30 cm, 360 páginas, R$ 149,90), que traz os primeiros séculos da história dos quadrinhos.

O lançamento oficial acontecerá no próximo domingo, dia 15 de novembro, a partir das 17h, na Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, São Paulo). O autor Rogério de Campos promoverá ainda um debate com o professor da ECA/USP Nobu Chinen e o quadrinhista Rafael Campos Rocha.

O livro apresenta os primeiros 500 anos da história dos quadrinhos e traz os trabalhos que inspiraram a narrativa visual moderna. São mais de cem HQs criadas entre os séculos 19 e 20, que ajudaram a criar a base da linguagem cinematográfica e influenciaram tanto o design gráfico como a literatura.

Dos temas religiosos às histórias sensacionalistas de crimes reais, passando pela crítica de costumes, Rogério de Campos mostra a grande variedade de assuntos e estéticas retratados nos quadrinhos antigos. Além de Outcault, Töpffer e Hogarth, o livro traz autores fundamentais _e a maioria também inédita no Brasil_ como Grandville, Gustave Doré, Hokusai (o inventor dos mangás), Winsor McCay e retrata o início do gênero no Brasil, com Sisson e Angelo Agostini.

Clique na galeria abaixo para ampliar o preview de Imageria – O nascimento das histórias em quadrinhos.

.

Imageria - O nascimento das histórias em quadrinhosImageria – O nascimento das histórias em quadrinhos

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Hokusai pode ter criado o termo mangá, mas ele não fazia quadrinhos, o termo só foi usado para HQs no início do século XX.