Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Livro resgata o trabalho do fotógrafo e cartunista Duayer no Pasquim

28 novembro 2019

Como parte das comemorações dos 50 anos de fundação do O Pasquim, chega às livrarias Salve-se Quem Puder! Cartuns e Fotos de Duayer (formato 17 x 23,7cm, 192 páginas) editado e organizado pelo jornalista Francisco Ucha com uma seleção dos melhores trabalhos que o fotógrafo e cartunista produziu para O Pasquim. A obra resgata mais de 250 fotos e cartuns memoráveis publicados durante a melhor fase do jornal, no início dos anos 70 até meados dos anos 80.

O prefácio ficou a cargo de Jaguar, um dos fundadores do periódico que, juntamente com Henfil, descobriu o talento de Duayer para o desenho e apadrinhou o então fotógrafo do jornal. O texto da orelha é do jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), criador do Troféu HQ Mix. Os jornalistas Paulo Chico Paes e Sandro Fortunato, criador do site Memória Viva, também participam do livro.

O livro resgata, por meio de fotografias e cartuns, uma época heroica do humor, da contestação e da resistência. São fotografias dos bastidores do Pasquim clicadas em 1973 e 1974, mostrando a turma em entrevistas com grandes personalidades da época, além das Pasquim-novelas e de fotos que ilustraram capas e páginas históricas, complementadas com textos de bastidores e histórias curiosas que Duayer viveu trabalhando no jornal.

A obra será lançada em meio às celebrações que acontecem a partir de novembro, como a exposição O Pasquim 50 Anos, no Sesc Ipiranga, o painel O Humor do Pasquim, que acontecerá no dia 7 de dezembro a partir das 17 horas na CCXP; além do lançamento no site da Biblioteca Nacional da digitalização de toda a coleção do jornal.

Em São Paulo, Duayer participará da Virada Nerd, evento que acontece em diversos lugares da cidade entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Ele receberá o público na Comix Book Shop a partir das 15h do sábado, dia 30, dando autógrafos e apresentando o seu livro e batendo papo com os leitores. Quem comprar a obra no local irá ganhar cartões postais com a arte de Duayer e os primeiros 50 receberão também um print exclusivo autografado.

O lançamento oficial em São Paulo acontece no dia 3 de dezembro, numa noite de autógrafos na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, a partir das 18h30min.

No Rio de Janeiro, Duayer receberá amigos, leitores e fãs do Pasquim no dia 26 de novembro, terça-feira, no Restaurante La Fiorentina, a partir das 19h.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA