Livro reúne artigos sobre a cultura pop japonesa

Por Samir Naliato
Data: 18 novembro, 2016

O redator Alexandre Nagado reuniu em um livro diversos artigos e matérias que escreveu ao longo de 20 anos de carreira cobrindo a cultura pop japonesa. Por esse motivo, o nome não poderia ser outro: Almanaque da Cultura Pop Japonesa (248 páginas, capa dura, R$ 64,00).

A nova edição é da Editora Kimera e traz matérias que haviam ficado de fora da versão original, além de textos que foram substituídos por outros mais completos.

O foco da publicação é o fator nostalgia, abordando assuntos entre as décadas de 1960 e 1990. Dentre eles estão Sailor Moon, Patrulha Estelar, Família Ultra (Ultraman, Ultraseven, O Regresso de Ultraman, Ultraman Tiga, Ultraman The Next, Ultraman Mebius e Ultraman Brothers, Ultraman X), Kamen Rider (Black, RX, ZO), Super Sentai (Goggle V, Changeman, Flashman, Maskman, Jetman, Zyuranger), Speed Racer, Jaspion, Spielvan, Lion Man, Jiraiya, Puffy AmiYumi, Street Fighter, A Princesa e o Cavaleiro, .hack, Mai – A Garota Sensitiva, Angel, Candy Candy, Spectreman, O Menino Biônico, Yu-Gi-Oh, Cavaleiros do Zodíaco, Pirata do Espaço, Love Hina, Dr. Slump, Cowboy Bebop, Dragon Ball, Godzilla, Gamera, Onegai Teacher, Macross, Shaman King, Zillion, Samurai X e outros.

O almanaque tem um glossário de termos básicos e é dividido em quatro capítulos distintos: mangá, animê, tokusatsu e música. Além de personagens e séries, há matérias com explicações históricas e teóricas sobre os temas abordados e curiosidades.

Originalmente, o livro foi lançado em 2007, pela editora Via Lettera, chegando a ser indicado ao Troféu HQ Mix de 2008 como Melhor Obra Teórica. Em 2010, passou por uma revisão geral, e chegou a sair em formato digital em 2015.

Almanaque da Cultura Pop Japonesa

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Marcus Vinícius

    Tem pra comprar em alguma loja virtual?

    • Por enquanto no site da editora (link no artigo). Deve chegar em livrarias depois.