Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lorenzo Mattotti, Sergio Toppi e David Lloyd juntos em Belo Horizonte

7 agosto 2003

3º Festival Internacional de Quadrinhos - FIQA terceira edição do Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ, de Belo Horizonte, que acontecerá de 24 a 28 de setembro, promete confirmar que este é o maior evento do gênero realizado regularmente no Brasil.

Entre vários convidados franceses, ingleses e italianos - além dos mais importantes nomes brasileiros do gênero - já está confirmada a presença de Lorenzo Mattotti, que acabou de ser agraciado com o Eisner Awards 2003, na categoria Melhor Edição Americana de Material Estrangeiro, com a obra Dr. Jekyll & Mr. Hide, adaptada do original de Robert L. Stevenson.

A Conrad Editora deve lançar Stigmate (ainda sem título em português), de Mattotti, ainda este ano no Brasil.

Mas os visitantes ilustres não param por aí. Além de Mattotti, o Universo HQ apurou que outros dois grandes nomes já estão confirmados: o também italiano Sergio Toppi, veterano das HQs que lançou por aqui O Homem do Nilo, na coleção Um homem, uma aventura, da saudosa Ebal; e o inglês David Lloyd, desenhista da excelente V de Vingança, publicada no Brasil em cores pela Editora Globo (em formato de minissérie) e em preto e branco pela Via Lettera (em dois álbuns).

Casa do Conde de Santa MarinhaO 3º FIQ acontecerá este ano na Casa do Conde de Santa Marinha. A extensa programação inclui exposições, apresentações artísticas, palestras, bate-papos com os artistas convidados, além de uma grande feira de quadrinhos. A promoção do evento, que tem entrada franca, é da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento conta, ainda, com as parcerias da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, dos consulados do Japão e da França, da Embaixada da Espanha e da Fundação Japão.

A editora e produtora Casa 21, parceira desde a primeira edição, é a idealizadora e responsável pela curadoria, enquanto a Telemar patrocina o FIQ por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Cartaz oficial do evento, de Mozart CoutoEm suas edições anteriores, o festival foi marcado pela inserção da cidade no circuito internacional de eventos de quadrinhos. Neste ano, haverá exposições especiais com obras de grandes nomes da Itália, Japão, França, Espanha, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Entre as exposições nacionais, os destaques vão para a mostra de quadrinhistas do sul do País, e, como não podia faltar, uma outra que destaca os artistas mineiros, dentre eles o homenageado do evento deste ano, Mozart Couto, que assina o divertido cartaz do evento.

Lorenzo MattottiO 3º Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ ocupará uma área de mais de 10 mil m2, sendo que destes, 1700 m2 serão destinados às exposições. Estima-se que mais de 30 mil pessoas circularão pelo evento.

A programação de palestras e workshops está voltada para a inserção dos quadrinhos na arte e na educação, como o projeto Maratona de Quadrinhos, que estreita a relação do festival com a educação, em particular com a rede municipal de ensino.

Sergio ToppiA idéia central da Maratona é colocar à disposição dos educadores meios de integrar a linguagem das HQs como ferramenta educacional.

Haverá ainda uma mostra audiovisual, com a exibição de trabalhos na área de animação, além de filmes sobre a arte seqüencial. E também uma escola de quadrinhos será instalada na área central da Casa do Conde, onde serão realizadas várias oficinas.

David LloydA já mencionada feira de quadrinhos funcionará nos galpões da Casa do Conde, onde serão expostas publicações e produtos. Serão convidados a participar editoras, livrarias, distribuidores e comerciantes especializados na área.

Os interessados na aquisição de estandes devem entrar em contato com a organização do evento para que possam obter a proposta comercial, através de e-mail. Quem quiser saber mais sobre o 3º FIQ já pode acessar o seu site oficial. Outras informações: Secretaria Municipal de Cultura, com Amauri de Paula, no telefone 0XX-31-3277-4631.

Página de Sergio Toppi V de Vingança, de David Lloyd, edição da Via Lettera Stigmate, de Mattotti
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA