Maior congresso da América Latina sobre quadrinhos acontecerá na USP

Por Samir Naliato
Data: 12 agosto, 2013

Na próxima semana, começam as 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, um congresso específico sobre o estudo de HQs. O encontro acadêmico é considerado o maior do gênero na América Latina e, neste ano, será sediado na USP – Universidade de São Paulo (Avenida Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 deste mês e todas as apresentações de trabalhos e conferências se realizarão no prédio da ECA (Escola de Comunicação e Artes). A organização do congresso é do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Esta segunda edição do congresso teve um número maior de trabalhos inscritos e aprovados. Das mais de 300 propostas de resumos recebidas, 201 foram aprovadas para integrar as 15 mesas temáticas do encontro. Em 2011, ano da primeira edição, foram apresentadas 181 comunicações.

O congresso terá um conferencista em cada um dos quatro dias do evento. John Lent, dos Estados Unidos, é tido como referência mundial nos estudos de quadrinhos. Dois dos convidados são da Espanha: Manuel Barrero e Jesús Jiménez Varea, ambos voltados a pesquisas sobre produções europeias.

O quarto convidado é o brasileiro Henrique Magalhães, professor de comunicação da Universidade Federal da Paraíba e mantenedor da Marca de Fantasia, editora que tem o maior catálogo de obras teóricas sobre quadrinhos no País.

As conferências e mesas serão apresentadas durante a tarde e a noite, momento em que haverá também lançamentos de obras teóricas ligadas a quadrinhos.

As inscrições podem ser feitas até o dia do congresso, no site oficial do evento.

2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos

• Outros artigos escritos por

.

.

.