Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Mampato, marco das HQs no Chile, completa 50 anos

6 novembro 2018

Quando se pensa em quadrinhos do Chile, logo vem à mente o popular Condorito, ainda uma das revistas mais vendidas no país e que já foi publicado no Brasil, pelas editoras RGE (12 edições em 1982) e Maltese (dois números, em 1991). No entanto, o dia 30 de outubro de 2018 marcou o aniversário de 50 anos de um outro clássico personagem, que influenciou toda uma geração de artistas de nossos vizinhos sul-americanos: Mampato.

O menino de cabelo ruivo criado em 1968, nos traços dos mestres Óscar Vegas e Themo Lobos, sob a coordenação de Eduardo Armstrong, tornou-se um marco das HQs chilenas.

Mampato é um garoto de 9 anos que, ao salvar o alienígena Xsé, recebe como agradecimento um cinto especial que o permite viajar no espaço-tempo. Além dos dois, a telepata Rena, que veio do Século 40, das ruínas de uma Nova York futurista, e Ogú, um homem das cavernas que serve de alívio cômico para as histórias, completam o núcleo dos personagens da série.

Mampato

Mesmo sem a mesma popularidade mundial de Condorito, Mampato tem uma identidade mais relacionada à cultura chilena que o condor humorístico criada por Pepo, desde os locais onde se passam as aventuras, passando pelos modismos chilenos na voz de Ogú.

Com uma pegada (tanto nos roteiros como na arte) muito similar aos europeus Asterix e Tintin, as aventuras de Mampato, inicialmente publicadas em revistas mix quinzenais e depois semanais, ganharam a América Latina (de língua hispânica) e a Europa, na forma de álbuns de capa dura.

O sucesso foi tanto que, das páginas dos quadrinhos, saltou para os desenhos animados em 2002, no filme Ógu y Mampato en Rapa Nui, baseado no álbum Mata-ki-te-rangui.

Mampato

Nas comemorações do cinquentenário da revista, a Editorial Planeta está reeditando suas primeiras histórias, com arte de Óscar Vegas, restauradas por seu filho Félix Vegas (autor de Juan Buscamares), com um material inédito desenhado por ele, seguindo os layouts de seu pai.

Além disso, o site Cuarto Mundo publicou reviews de todos os álbuns de Mampato, e também uma galeria com vários artistas mostrando sua interpretação dos aniversariantes (dentre eles, o autor deste texto, que pode ser vista à direita).

E o tradicional evento de quadrinhos FIC Santiago fez uma homenagem aos personagens em sua edição deste ano.

Mampato

Mampato

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA