Marvel lidera vendas em mês de nova queda no mercado norte-americano

Por Samir Naliato
Data: 12 março, 2018

Fevereiro não trouxe notícias animadoras para o mercado de quadrinhos dos Estados Unidos. Assim como vem acontecendo nos últimos meses, os números das vendas mostram uma nova queda e continuam preocupando editoras e lojistas.

A retração foi de 6,83% em relação a janeiro deste ano, e de significativos 19,31% em relação a fevereiro de 2017. Até agora, em 2018, o mercado encolheu 14,68% em comparação ao mesmo período de 2017. Entretanto, analistas apontam que, em fevereiro de 2017, a Image Comics lançou o especial The Walking Dead # 163 custando apenas 25 centavos de dólar, com uma tiragem de 750 mil cópias, o que explicaria essa diferença.

Tanto Marvel quanto DC preparam novidades em seus universos ficcionais a partir do próximo mês de maio, o que pode reverter o panorama atual e ser o início de um novo período de aumento nas vendas.

Mas, enquanto isso não acontece, em fevereiro a “Casa das Ideias” liderou o mês de fevereiro tanto na quantidade de edições vendidas quanto em valores arrecadados.

Assim, 36,94% de todas as revistas vendidas foram da Marvel, seguida por DC (36,61%), Image (10,82%), IDW (2,63%), Dynamite (2,29%), Boom! (2,12%), Dark Horse (1,68%) e Titan (0,67%).

Marvel obteve 34,86% dos valores totais arrecadados com as vendas. A DC aparece em segundo (31,76%), e logo depois estão Image (10,49%), IDW (3,58 %), Dark Horse (2,85%), Dynamite (2,4%), Boom! (2,37), Dynamite (1,61%) e Viz (1,19%).

A revista mais vendida do mês foi Dark Knight Rising – The Wild Hunt # 1, da DC. Confira o Top 20 abaixo.

Posição
Título
Editora
1
Dark Knight Rising – The Wild Hunt # 1
DC
2
X-Men Red # 1
Marvel
3
Batman # 40
DC
4
Batman # 41
DC
5
The Walking Dead # 176
Image
6
Batman – White Knight # 5
DC
7
Peter Parker – Spectacular Spider-Man # 300
Marvel
8
Star Wars # 43
Marvel
9
Infinity Countdown Prime # 1
Marvel
10
Amazing Spider-Man # 796
Marvel

.

Dentre os encadernados e graphic novels, a primeira colocação foi de Saga – Volume 8, da Image. Veja:

Posição
Título
Editora
1
Saga – Volume 8
Image
2
Star Wars – Doctor Aphra – Volume 2
Marvel
3
DC Meets Looney Tunes
DC
4
Teen Titans – Volume 2 – The Rise of Aqualad
DC
5
Star Wars – Jedi of the Republic – Mace Windu
Marvel
6
Justice League – Volume 5 – Legacy
DC
7
Despicable Deadpool – Volume 1 – Deadpool Kills Cable
Marvel
8
Titans – Volume 3 – A Judas Among Us
DC
9
Astonishing X-Men – Volume 1 – The Life of X
Marvel
10
Neil Gaiman’s American Gods – Volume 1 – Shadows
Dark Horse

.

Dark Knight Rising: The Wild Hunt # 1Saga Volume 8

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • FINASTERIDO

    Não precisa ser um genio para perceber que essas quedas contínuas dão conta de que as mesmas estratégias de sempre de mega sagas multiuniversais, de fim de tudo e recomeço de tudo, já não atraem tanto e isso independe da geração que compra. Isso afasta antigos leitores e não estimula novos. Quando voce lia que um personagem iria morrer, há algumas décadas, isso gerava interesse imediato. Hoje não. “ah, o cara vai morrer? tudo bem, ano que vem ele volta”. Tudo isso sem contar as hqs em outras plataformas etc. No fundo, bem lá no fundo, as HQs ainda são apenas desdobramentos do boom dos anos 60 (na Marvel, com Lee e Kirby). Não há nesse segmento algo novo, de fato. E Nem sei se haverá. Talvez o modelo esteja finalmente se esgotando nesse formato. Afinal, com todo o sucesso dos filmes, com certeza a expectativa era outra por parte da indústria de quadrinhos. Mas… sempre haverá HQs aqui, ali e em todo lugar.

    • ninguém

      Se eu ganhasse uma moeda a cada vez que alguém decreta uma crise desse mercado como terminal, eu conseguiria colecionar tudo que esse seguimento põe nas prateleiras todo mês.

  • Alessandro Souza

    O fim está cada vez mais próximo.

  • Camilo Lelis Ferreira da Silva

    Mora da História: Batman e X-Men vendem Horrores