Marvel muda passado dos Vingadores e introduz nova personagem

Por Sérgio Codespoti
Data: 19 janeiro, 2018
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo Marvel, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.

.

A Marvel Comics está alterando o passado dos Vingadores. Avengers – No Surrender (Vingadores – Sem Rendição) é um arco de histórias semanal de 16 partes, que se iniciou em Avengers # 675.

Na edição seguinte, a editora revisita o passado dos Vingadores e introduz a personagem Voyager, codinome de Valerie Vector. Segundo o retcon, ela faz parte da equipe original dos Vingadores, junto com Hulk, Homem de Ferro, Thor, Vespa e o Homem-Formiga (Hank Pym), enfrentando Loki em Vingadores # 1, publicado em 1963.

Além disso, ela também estava presente em momentos clássicos da história do grupo como em Avengers # 16, de 1965, quando o grupo sofre a primeira mudança de equipe. A maioria dos heróis abandona a equipe deixando o Capitão América na liderança, ao lado de Feiticeira Escarlate, Gavião-Arqueiro, Mercúrio e, agora, de acordo com a nova versão dos fatos, Voyager.

A personagem também estava presente quando o Visão passa a integrar a equipe, em Avengers # 58. De acordo com o retcon é Voyager, e não o Gavião-Arqueiro, quem diz a famosa frase “Até os androides podem chorar”.

VoyagerAvengers - No Surrender # 7

Voyager foi eliminada da linha temporal durante um combate dos Vingadores contra Kang e o Grão-Mestre (que ocorreu nas edições # 70 e # 71 da série original), enquanto enfrentava o vilão Victory – também um personagem novo introduzido nesse retcon – cujas habilidades eletromagnéticas sobrecarregaram os poderes espaçotemporais de Voyager.

Em Avengers # 675, um vilão misterioso “sequestrou” a Terra e imobilizou a maioria dos heróis. Entretanto, o recurso usado para mover o planeta recuperou a Vingadora perdida, permitindo que ela enviasse um chamado para todos os Vingadores.

Avengers – No Surrender reúne personagens das revistas Avengers, Occupy Avengers, U.S. Avengers e Uncanny Avengers. Os roteiros são de Mark Waid, Jim Zub e Al Ewing. A arte é de Pepe Laraz.

Os heróis que participam parte dessa história são Falcão (Sam Wilson), Asa Vermelha, Relâmpago Vivo (dos Rangers), Homem-Aranha (Peter Parker), Doutor Estranho, Fera, Visão, Capitão Marvel, Pantera Negra, Thor (Janet Foster), Hércules, Jarvis, Vespa (Janet Van Dyne), Vespa II (Nadia Van Dyne), Synapse, Doutor Vudu, Vampira, Feiticeira Escarlate, Tocha Humana, Mancha Solar (que assumiu a identidade do Cidadão V), Míssil, Garota Esquilo, Gavião Arqueiro, Capitão América, os novos Campeões – com Ms. Marvel (Kamala Khan), Nova (Sam Alexander), Viv Vision, Homem-Aranha (Miles Morales), Hulk (Amadeus Cho) e o jovem Ciclope -, Enigma (Aikku Jokinen), Patriota de Ferro (Toni Ho), Lobo Vermelho, Hulk Vermelho, os X-Men, Mercúrio, Magnum e Voyager.

Além disso, a aventura conta com dois grupos de vilões: A Ordem Negra (Corvus Glaive, Estrela Negra, Supergigante, Próxima Meia-noite, Fauce de Ébano, Cisne Negro) e a sétima encarnação da Legião Letal (Drall, o gladiador estelar; Ferene; Captain Glory; Irmãos Sangue; Mentacle e Molyn, o novo Mestre do Metal).

Avengers - No Surrender # 1

.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Dennis Rodrigo Oliveira

    Curiosamente a DC fez algo similar há pouco mais de 20 anos atrás com o personagem Thriunfo, que foi inserido como membro fundador da Liga da Justiça, mas que acabou “esquecido” logo em seguida… para ser retomado na época da saga Zero Hora. Aliás, alguém lembra dele? Rsrrsrs

    • Ricardo Rovariz

      Sim!!!

    • Luiz Magno

      E escrito pelo próprio Mark Waid.

  • [Better Call Harvey]

    Afff. por isso larguei Marvel e DC

  • Diego Souza

    Por isso leio HQs antigas. A criatividade desses ”editores” de Quadrinhos já acabou faz tempo. Perda de tempo ler gibi novo, com raras exceções. A Marvel tem conseguido destruir tudo que já foi bom da editora um dia. Ninguém aguenta ler esses lixos atuais.

  • Diego Souza

    Homem-Aranha Superior, Amadeus Cho como Hulk, Capitão América da Hidra, Jane Foster como Thor… Melhor ficar em animação suspensa e acordar daqui a 75 anos…

  • Iramir Alves Araujo

    A propósito do Sentinela, o símbolo no lenço dessa nova/antiga personagem que ninguém viu é o mesmo “S” do Sentinela.

  • Aster Yupio

    Pior do que ter uma ideia ruim é copiar uma ideia ruim.

  • Cara, eu pensei EXATAMENTE a mesma coisa. Até o esquema das cores da personagem lembra o Sentinela.

    • Andrey Kusanagi

      Arre égua, somos três então…

  • Rosiney Ferreira

    Bem lembrado o caso do Sentinela, a Marvel na verdade parece meio perdida com a saída de parte dos seis medalhões.

  • Tiago Salviatti

    Ela é irmã do Paulo e da Nikki de Lost também?

    • Luiz Magno

      Vou reler todas minhas Heróis da TV pra ver se encontra essa heroína…kkkk.

      • Tiago Salviatti

        Eu acho que durante o confronto entre o Cavaleiro da Lua com o Wendingo em meio a uma nevasca ela estava lá…

  • Flav1022

    Não acho que vão mexer com os Vingadores assim… A própria Voyager deve ser a vilã.

  • Andrey Kusanagi

    Isso pra mim é pura e total falta de ideias… Não sabem como dar um novo rumo pra história, aí inventam esses retcons sem sentido… E tanto Marvel quanto DC têm culpa no cartório. E olha que é o Mark Waid escrevendo essa josta.

  • Pedro Bouça

    E já era uma ideia ruim nessa altura…

    Que custa deixar o passado em paz? Esse tipo de coisa nunca funciona!

  • Alexandre Simões

    Estes retcon são o câncer dos quadrinhos. Detesto isso.

  • Luiz Magno

    Só lembrando que a Marvel já fez um retcon onde a vilã Astra fez parte da Irmandade de Mutantes originais…

  • Luiz Magno

    Essa mulher tem cara de vilã.
    Nunca confio em alguém com olhos brancos…